Ageuniara

Descalvado terá I Feira da Sucata e da Barganha

Por: VITOR HUGO FRANCESCHINI DE CARVALHO

25/05/2010

No dia 6 de junho,a partir das 9h, na Praça Barão do Rio Branco, mais conhecida como Jardim Velho, acontecerá a I Feira da Sucata e da Barganha de Descalvado(SP).

A Feira é uma realização da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) e da prefeitura em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura (SEEC).

“A idéia de realização da Feira partiu da experiência de sucesso de outras cidades da região e também da necessidade de estimular o consumo consciente em nosso município”, afirma a Secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Patrícia Bortoletto de Falco.

Este tipo de realização já é tradicional em cidades como Piracicaba (SP) e São Carlos (SP), como conta Fábio Ferraz, responsável pela Divisão de Controle e Gestão Ambiental.“A idéia em realizá-la, em Descalvado, surgiu de experiências bem sucedidas de outras cidades como São Carlos, Piracicaba e da Praça Benedito Calixto, em São Paulo. Nesses eventos, constata-se a alta aceitação da população”.

O evento tem como objetivo incentivar a troca, a doação, compra, venda e conserto de objetos usados ou reciclados, mostrando que muita coisa que seria jogada fora por uma pessoa pode ser útil para a outra.

A primeira edição da Feira da Sucata e da Barganha contará com uma barraca da equipe organizadora e fiscalizadora do evento, com um espaço chamado “Barganha de Livros” onde as pessoas poderão trocar livros, gibis, discos, CDs e brinquedos e amplos espaços em que os participantes poderão expor seus produtos para venda.

Descalvado é carente neste tipo de realização, principalmente, em se tratando de feiras, seja ela de compra, venda e troca, até mesmo, de automóveis, alimentos ou artesanatos, como avalia a aposentada Vitalina Rissato.“É muito bom esse tipo de evento, pois quem tem objetos que virariam lixo e até entulho dentro de casa pode se desfazer deles e transformá-los em algo útil através da troca”.

Segundo Patrícia,a Feira da Sucata e da Barganha estimulará a conscientização de que nem tudo que está usado deve ser jogado fora e que para algo ser útil e bonito não precisa ser novo.

"De forma lúdica e criativa, os cidadãos serão instigados para a prática dos 3R´s - Reduzir, Reutilizar e Reciclar, enfatizando o sentimento de uso e não da posse o que contribuirá para aumentar a vida útil dos materiais”,diz.

O convívio social e a participação em eventos culturais, por parte da população, também é um dos objetivos a serem atingidos pelos organizadores.“Em minha opinião, uma feira desse tipo traz vários benefícios à população: desencalha quinquilharias, direciona produtos que poderiam ir para o lixo para a troca e uso por outras pessoas, faz com que a população visite a Praça Barão do Rio Branco, proporciona ótima experiência de convívio social e de participação em atividades culturais”, completa Ferraz.

Programação Cultural

A Feira da Sucata e da Barganha terá também uma programação cultural. Eventos Musicais, Palhaços e Circenses, assim como artesanatos, também farão parte do evento.“Serão grupos de teatro, dança, brinquedos e monitores. Esta idéia surgiu da necessidade que detectamos de ter um atrativo a mais na Feira, já que é a sua primeira versão”,destaca Patrícia.

“Atrações culturais são importantes para dar alegria ao ambiente que, sem música e outras atividades, ficaria monótono. Ou melhor, intenciona-se proporcionar um ramo variado de atividades, mesmo para aqueles que não têm interesse em trocar ou comprar algum produto comercializado na Feira” completa Ferraz.

Vale lembrar que quem quiser participar deve estar ciente de algumas regras impostas pela organização. É proibido trocar ou vender toca-fitas, aparelhos de CD, equipamentos de informática e eletrônicos em geral; produtos farmacêuticos; jóias e metais preciosos; veículos motorizados; produtos que provoquem dependência química; animais de quaisquer espécies; produtos de fogos de artifício, tóxicos e nocivos à saúde. A barganha e venda de discos de vinil, e CDs originais, desde que de comprovada procedência, serão permitidas. A programação completa da Feira ainda está sendo definida e deverá ser divulgada em breve.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/