Ageuniara

Laboratório de investigação da Polícia será construído em Araraquara

Por: FRANCISCO DE ASSIS BERGAMIM

12/05/2010

Araraquara vai abrigar uma nova unidade do Instituto de Criminalística do Estado de São Paulo. Esta será a segunda unidade no estado. O Instituto de Criminalística é um órgão encarregado de procedimentos de perícias nos mais diversos campos da ciência forense. Nele são realizadas investigações com a missão de aplicar métodos científicos no esclarecimento de crimes ou até acidentes. Exames de balística ou DNA são somente alguns dos processos possíveis.

A nova sede do Instituto de Criminalística (IC) que será construída em Araraquara, na verdade, será a sede da Policia Técnico-Científica (PTC) e faz parte de um plano da Secretaria Estadual de Segurança que visa descentralizar os serviços do setor em São Paulo. A partir de sua instalação, todos os casos de morte violenta ocorridos em grande parte do interior do Estado serão investigados na cidade.

A Polícia Técnico-Científica (PTC) foi criada para auxiliar o trabalho das demais polícias, do sistema judiciário e do Detran no esclarecimento de crimes. A corporação coordena o Instituto Médico Legal (IML) e o Instituto de Criminalística (IC), que produzem laudos técnicos e científicos para a apresentação de provas consistentes em casos que exigem investigações minuciosas. Com o trabalho integrado do IC e do IML espera-se um aumento nos resultados positivos.

Com IC e IML, a Polícia Técnico-Científica realiza raios X, necrópsias, exames de lesão corporal, embriaguez, violência contra a mulher, crianças, adolescentes e idosos e faz análises de reconhecimento de vítimas de acidentes de trabalho e de trânsito, entre outros serviços.

Em 2009, a previsão de investimentos na Polícia Científica no Estado é de R$ 5 milhões. Em Araraquara, a construção do núcleo do IML e IC terá o investimento de R$ 1,630 milhão. O valor restante destina-se à construção das unidades de Bauru, Guarulhos, Osasco e às reformas do prédio do IC e do Núcleo de Toxicologia do IML da capital paulista.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/