Ageuniara

Matão terá campus avançado do IFSP

Por: CÁSSIO LEONARDO CARRARA

25/05/2010

A partir do segundo semestre deste ano, Matão (SP) será mais uma sede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), com a inauguração de um campus avançado, ligado ao campus de Sertãozinho (SP).

Inicialmente, o campus de Matão receberá o curso de Tecnologia em Biocombustíveis, totalmente gratuito, e com 40 vagas disponíveis, sendo 28 oferecidas pelo vestibular e as 12 restantes preenchidas com base nos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Dessa maneira, por ser o primeiro curso superior gratuito da cidade, a expectativa é de aumento na procura pelos cursinhos pré-vestibulares e de muitos outros benefícios para a economia local.

“Não tenho dúvidas quanto ao aumento na procura pelos cursinhos, mas creio ser mais amplo o benefício dessa faculdade, como ampliação do comércio, construção civil, serviços e outros. Entraremos numa nova fase cultural e científica, bem como de oportunidades regionais para nossos jovens formandos”, destaca Narciso Luiz Gomes, diretor do Colégio Objetivo Matão.

Em especial, a região de Matão é muito importante para os biocombustíveis, devido ao grande número de usinas existentes e sua tradicional vocação para o agronegócio. Por esse motivo, a instalação deste curso tem caráter estratégico para o desenvolvimento do município e da região. “O etanol é o futuro energético dessa nação. Substituirá a gasolina, diesel, plásticos, ou seja, todas as energias de origem fóssil. Sairemos do obscurantismo rural e entraremos definitivamente na sociedade urbana. Teremos uma inteligência local, uma identidade matonense, uma cidade universitária”, exalta Gomes.

De fato, as oportunidades no ramo de biocombustíveis crescem cada vez mais no Brasil.Números do site da Petrobrás( www.petrobras.com.br), revelam que em 2007, a União Européia importou cerca de um bilhão de litros de etanol brasileiro, o equivalente a 32% das exportações nacionais neste setor.

De acordo com o site,o etanol brasileiro corresponde, ainda, a 30% do consumo total de etanol no bloco e a Petrobras estima que, até 2012, as exportações atinjam 4,75 bilhões de litros. A produção de etanol deve atingir 27,4 bilhões de litros até março de 2011.

Esses números expressivos atraem cada vez mais jovens vestibulandos a escolher um curso voltado a esta área. No interior de São Paulo, a estudante Maria Rita Bocchi, que faz o curso de Tecnologia em Biocombustíveis na Faculdade de Tecnologia de Jaboticabal(FATEC), afirma que escolheu este curso “por ser inovador e mostrar novas idéias e alternativas ecologicamente corretas para um mundo mais sustentável, que não dependa somente do petróleo como principal fonte de matéria-prima. É um curso que não está voltado somente ao uso da cana-de-açúcar, mas também a outros recursos, como girassol, milho, soja, amendoim e a mamona”.

E ela completa: “Há um leque muito grande de matérias-primas e o Brasil é líder em produção de biocombustíveis, o que certamente gerará novas vagas para os profissionais dessa área”.

Vestibular

O período de inscrição para o vestibular do IFSP vai de 10 a 25 de maio. Inicialmente, o campus de Matão vai ser instalado no antigo prédio da escola municipal Adelino Bordignon, na Rua José Bonifácio, nº 1176, no Centro, e estará vinculado ao campus de Sertãozinho até que sua sede própria seja construída, em um terreno de 45 mil metros quadrados, localizado no bairro Nova Cidade.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/