Ageuniara

Segurança doméstica: alerta aos possíveis acidentes

Por: PATRICIA LELLI FERREIRA

28/04/2010

A segurança doméstica é de extrema importância, pois evita acidentes dentro de casa causados por produtos ou equipamentos de uso diário. O consumidor deve ficar atento às normas de segurança e ao uso correto do produto comprado, certificando-se que contenha o selo do Inmetro.

Outra atitude importante que as pessoas não têm hábito é pedir a nota fiscal. Sem ela, não é possível exigir os direitos ou fazer qualquer reclamação se ocorrer algum problema, inclusive a troca do produto.

O deputado federal, Dimas Ramalho(PPS),de Araraquara(SP), fez um manual de segurança doméstica, onde dá algumas dicas de como evitar acidentes em casa e o que fazer quando o produto não funciona, de acordo com as necessidades do consumidor.

Conforme o manual,“se o fornecedor, depois que colocou o produto no mercado, descobrir que ele faz mal à saúde, deve alertar os consumidores sobre o perigo. Esse comunicado deve ser feito por meio de jornais, rádio e televisão. Além disso, o fornecedor também tem a obrigação de retirar o produto do mercado para reparar o defeito, trocar os que já foram vendidos ou devolver o valor pago pelo consumidor. É o que se chama recall".

O manual também informa que "o fabricante é o responsável pela colocação de produtos seguros no mercado, que não acarretem riscos ao consumidor, com exceção daqueles considerados previsíveis. Riscos potenciais da utilização do produto ou serviço devem ser alertados, com instruções de uso e manuseio”.

Um utensílio perigoso na cozinha é a panela de pressão que antigamente causava inúmeros acidentes pela sua explosão, devido à alta pressão.

A dona de casa, Ana de Oliveira, foi uma das vítimas desse tipo de acidente em Araraquara."A minha panela explodiu na cozinha e foi sorte minha que eu não estava perto, até troquei meu fogão que, na época, afundou formando um enorme buraco por dentro, foi um acidente bem grave e perigoso”,lembra.

De acordo com Adilson Renato Nigro do setor de Projeto & Desenvolvimento da Nigro, fábrica de panelas e utensílios domésticos,de Araraquara,“para evitar esses acidentes devemos escolher uma panela de pressão que contenha válvulas de segurança e mandá-la para manutenção constantemente, se possível até trocá-la depois de um certo tempo”.

A Nigro,por exemplo, é uma referência de fabricação industrial diretamente com uso doméstico. A fábrica se preocupa com a segurança de seus produtos e se responsabiliza em fazer anualmente a certificação, principalmente da panela de pressão, juntamente com o selo Inmetro, fazendo importantes testes para garantir a segurança nas panelas.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/