Ageuniara

Grupo desenvolve trabalho voluntário em Ibitinga

Por: NAIRA PASCHOAL

13/04/2010

Em Ibitinga(SP), há uma liga de apoio chamada Grupo de Apoio aos Carentes portadores com Câncer de Ibitinga(GACCI), filiada ao hospital "Amaral Carvalho", situado em Jaú(SP), que visa ajudar pessoas que passam por esta doença e precisam de auxilio psicológico ou financeiro.

O grupo conta com aproximadamente quinze voluntários,a maior parte aposentados, que não abrem mão do trabalho. "Ser voluntário é um trabalho sim, não recebemos remuneração, porém a gratificação dos pacientes e o sentimento de dever cumprido é o que conta e faz valer a pena no final", afirma a aposentada Maria de Luordes Castellace.

“Ser voluntária e estar à frente de um grupo como este, não há palavras para descrever a não ser doação. Estou como voluntária no GACCI há 15 anos e, há cinco, como presidente. Como tudo mais tem seus pesares, seus problemas, porém o que mais conta é a gratificação pessoal”, afirma a presidente do grupo,Lizette de Castro Budette.

Para se manter, o grupo realiza bailes da terceira idade, bingos, recebe um apoio da prefeitura, do hospital, e conta também com alguns contribuintes fixos.

Para se tornar um voluntário de uma dessas ligas, que estão espalhadas nas mais diversas cidades do Estado de São Paulo, a pessoa deve se dirigir à sede da liga em sua cidade e passará por um tempo de experiência e, logo após, receberá um formulário a preencher com dados pessoais e,então,terá sua carteirinha de voluntário.

Atualmente o trabalho voluntário está em alta nas mais diversas rodas sociais.Existem os que querem ser, há os que precisam deles e até em concursos públicos os voluntários são reconhecidos e têm somatória de pontos por exercer esta atividade.

Existem também concursos nos quais os candidatos tem por obrigatoriedade, comprovar que exercem o trabalho voluntário.

Não se pode esquecer de que ser voluntário, contribui para o crescimento interior das pessoas, formando indivíduos mais concientes e melhor integrados com a sociedade.

Saiba o que é ser Voluntário:

Segundo definição da Organização das Nações Unidas(ONU), "o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem-estar social, ou outros campos."

Segundo a psicóloga Camila Pirozzi Valles, de Ibitinga, inicialmente, em uma carreira, seja qual for, o trabalho voluntário ajuda a criar experiências e abre as pessoas para o mercado de trabalho."Ajuda a encontrar pessoas envolvidas na profissão. Ele faz com que a pessoa entre em contato com a realidade da profissão”,observa.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/