[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

Em vista das melhorias que estão sendo realizadas na portaria principal da Unidade I da Uniara, alunos, interessados e colaboradores devem utilizar a entrada localizada na Rua Voluntários da Pátria, 1309 (Rua 5).

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

APAE insere pessoas com deficiência intelectual no mercado

Por: PATRICIA LELLI FERREIRA

06/04/2010

Entre 2009 e 2010, foram colocadas no mercado de trabalho, 65 pessoas com deficiência intelectual, através do Programa de educação e colocação no trabalho(PECT).

Trata-se de um projeto da APAE, de Araraquara(SP),que tem o objetivo de inserir a pessoa portadora de deficiência na sociedade por meio do trabalho.

“Dos 65 alunos da APAE, 60 estão trabalhando dentro da própria instituição e cinco nas empresas da cidade”, afirma Lígia Débora Lelli, assistente social da APAE.

Ela informa que,na preparação para o trabalho, o objetivo é possibilitar que a pessoa adquira um nível máximo de autonomia pessoal, desenvolva padrões de desempenho que corresponda aos exigidos nas empresas, treine hábitos e atitudes essenciais ao trabalho, facilite a compreensão de aspectos do mundo do trabalho, auto-avaliação quanto às aspirações e limites pessoais para determinadas tarefas.

O treinamento profissional é realizado e supervisionado dentro ou fora da instituição. Na instituição os alunos são treinados para atividades de recepção e atendimento ao público, freqüentam o laboratório de informática, treinam a atividade de empacotar e etiquetar produtos de empresas da cidade.

Nesta etapa, os professores são os responsáveis pelo treinamento e pela promoção de quadro comportamental adequado e aceitável no mercado de trabalho para o desenvolvimento de habilidades necessárias para o desempenho de tarefas relacionadas ao trabalho.

A diretora técnica da instituição, Adriana Biasiolo Gorla, fala sobre os benefícios do projeto.“O papel do trabalho é de fundamental importância para o indivíduo, pois proporciona aprendizagem, crescimento, transformação de atitudes, aprimoramento e remuneração”. Por isso,segundo ela, torna-se imprescindível a divulgação do PECT, como um meio de acesso da pessoa portadora de deficiência ao mundo de trabalho, no qual pode ser reconhecida como pessoa produtiva e independente.

.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/