202101271329

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Grupo de dança é referência na América Latina

Por: MARCOS EMMANUEL MAIA DE OLIVEIRA

13/04/2010

Com dezenove anos de existência, o grupo de dança Gestus,de Araraquara(SP), prima pelo estudo e pesquisa da arte, o que enriquece muito o seu trabalho.

Segundo Gilsamara Moura, diretora e idealizadora do grupo,o Gestus surgiu da insatisfação de bailarinos com os padrões das escolas de dança do interior, que faziam um trabalho um tanto quanto superficial."Assim, o Gestus começou como um movimento de vanguarda, enveredando pelos caminhos da dança teatro, influenciados pelo grande diretor e dramaturgo alemão Bertolt Bretch. Inclusive, o nome do grupo é inspirado no conceito Bretchiano de Gestus Social, que explica a atividade artística como geradora de idéias e atuação política na sociedade",ressalta.

De 19 a 24 de Abril, o Gestus estará no “Fórum de Dança de São José do Rio Preto”, e apresentará o espetáculo “Sobre todos nós”, que mostra as vivências, o cotidiano e o passado das pessoas.

Em julho, o grupo fará uma viagem ao Peru para apresentação de um festival que reúne um grupo de cada país da América Latina. Lá, apresentarão o espetáculo “Cortador”, inspirado na vida dos trabalhadores rurais do corte de cana.

O grupo conta com cinco bailarinos que tiveram diferentes formações, do jazz à dança de rua, e encontraram na dança contemporânea seu lugar.

A bailarina,Sabrina Kelly,que está a mais tempo no grupo, iniciou seus estudos na dança em 1986.Especializou-se,inicialmente,em dança afro e dança de rua(street dance) e participou de vários festivais, cursos e workshops. Profissionalizou-se, em 1999,como bailarina no grupo Gestus,onde aprimorou sua técnica na dança contemporânea.

Segundo ela, sua maior satisfação é viajar com o grupo e divulgar a arte por vários países e conhecer outras companhias e linguagens artísticas.

O trabalho do grupo prima por divulgar a linguagem da dança na sua maior abrangência,além de focar na expressão contemporânea desta arte.

Desde os primeiros trabalhos, o Gestus já utilizava uma linguagem hibrida, mesclando elementos de outras vertentes artísticas para compor seus espetáculos (artes plásticas e teatro, por exemplo).

O grupo tem se apresentado por todo o Brasil e em vários Festivais no exterior, em países como: Alemanha, Colômbia, França, Argentina, Peru, Paraguai e Estados Unidos.

Recebeu prêmios importante como: En-Cena Brasil, Caravana Funarte e Klauss Vianna.

Segundo informações de Gilsamara,no momento,o grupo está em fase de captação de recursos para novos espetáculos e turnês.“As empresas podem patrocinar sem que dos recursos sejam colhidos impostos, já que uma lei federal isenta de impostos os recursos destinados ao grupo”.

Os interessados em patrocinar o grupo devem entrar em contato pelo telefone (16) 3335-2657.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI