Ageuniara

Guariba terá penitenciária para 768 mulheres

Por: TAMIRIS MARCHI BUNHOLA

31/03/2010

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) do Estado de São Paulo abriu licitação para construir uma penitenciária feminina na cidade de Guariba. O edital foi publicado no último dia 18 e a unidade será construída na altura do Km 326 da rodovia Brigadeiro Faria Lima.

Além de Guariba, serão construídas penitenciárias femininas em Tupi Paulista, Tremembé, Mogi-Guaçu, Pirajuí, São Vicente e Votorantim, com capacidade para 768 presas e custo estimado de R$ 45 milhões. A iniciativa é inédita. As atuais instalações penitenciárias destinadas a mulheres resultam de adaptações de prédios inicialmente construídos para abrigar sentenciados do sexo masculino.

A reação da população à notícia foi de espanto e medo, mas as autoridades não podem fazer nada pois a construção foi imposta pelo Estado e não houve como reagir. No ponto de vista do Presidente da Câmara do Município, Marcos Henrique Osti, a construção só irá trazer preocupações para a cidade, pois não há policiais suficientes para garantir a segurança da população, frente ao esperado aumento da violência que o estabelecimento pode trazer para a cidade.

As autoridades da cidade de Guariba esperam que a Secretaria da Administração Penitenciária do Estado cuide da segurança. Alegam que o município é pequeno e precisa da atenção de profissionais qualificados em segurança, saúde e educação. Além da população precisar de cuidados, as mulheres presas também precisarão, aumentando a pressão sobre a estrutura de atendimento da cidade.

Apesar do edital publicado, o presidente da Câmara não acredita que a nova penitenciária fique pronta logo. Esclareceu que o assunto já foi discutido em outras ocasiões mas os prazos previstos sempre foram prorrogados. A publicação do edital, entretanto, altera essa perspectiva.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/