[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

Em vista das melhorias que estão sendo realizadas na portaria principal da Unidade I da Uniara, alunos, interessados e colaboradores devem utilizar a entrada localizada na Rua Voluntários da Pátria, 1309 (Rua 5).

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

São Carlos inaugura nova Unidade de Saúde em junho

Por: STEPHANIE FASANELLI ALBIERI

03/04/2010

Será inaugurada em São Carlos, em junho próximo, uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O Novo Pronto-Socorro trará como diferencial novas salas de Raio X, salas com maior capacidade de pacientes, serviço odontológico, exames laboratoriais e alas específicas: feminina, masculina e infantil, não presentes na antiga unidade.

A Dra. Paola Moreira Lopes, endocrinologista, explica que as Unidades de Pronto Atendimento 24 horas são destinadas ao atendimento imediato a pessoas que apresentam risco de morte ou sofrimento agudo. Também devem ser encaminhadas para a unidade pessoas com determinados sintomas como febre persistente, diarréia e vômitos, dor de cabeça ou abdominal intensa, ferimento com sangramento, traumas, fraturas, entorse, luxações, dor no peito, hipertensos, pacientes em crise convulsiva, bronquite, asma, falta de ar, alergias, diabetes descompensada(hiperglicemia ou hipoglicemia) e perda de consciência.

Ao chegar, o paciente passará por um clínico geral que tentará tirá-lo do quadro agudo antes de encaminhar, dependendo da complexidade do caso, para um serviço terciário (Santa Casa de Misericórdia), serviço secundário (Hospital Escola), maternidade ou a Unidade Básica de Saúde(UBS).

Em casos de problemas cárdio-respiratórios, intoxicação, trauma ou queimadura, trabalho de parto, tentativa de suicídio, acidente com vítimas, acidente com produtos perigosos, vitimas de agressões físicas graves e surtos psicóticos, deve-se recorrer ao Serviço de Atendimento Móvel (SAMU), implantado em parceria com o Governo Federal.

Francisco Luiz Néo, Chefe da divisão da Atenção Pré Hospitalar explica que o SAMU tem como finalidade prestar socorro à população em residências, locais de trabalho, área rural e vias públicas na cidade. O objetivo do atencimento é reduzir o número de óbitos, o tempo de internação e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce.

Para que o SAMU possa funcionar de forma apropriada, é importante saber utilizar o serviço. Ele deve ser acionado somente quando existir uma situação de urgência, evitando sobrecarregar o sistema com outros problemas. Crianças devem ser orientandas para que não apliquem trotes no serviço. O tempo e os recursos gastos com isto podem fazer com que se atrase o atendimento a um paciente em situação de ameaça imediata à vida. Por trás do serviço que chega à vitima, há toda uma engrenagem envolvendo profissionais qualificados, treinados e com experiência em suas funções.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/