Ageuniara

Projeto prevê revitalização de horto florestal no Distrito de Silvânia

Por: JESSICA MENDES DA SILVA

16/03/2010

Matão(SP)desenvolve um projeto para recuperar o horto florestal, que está em péssimo estado e beneficiará toda a comunidade local. O horto fica em Silvânia,Distrito de Matão.

O projeto, iniciado em julho de 2009, conta com a participação de biólogos da região de Araraquara(SP), através de uma ideia central gerada por um curso de pós-graduação em especialização de Recursos Hídricos do Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada(CRHEA) da Universidade de São Paulo (USP),localizado em São Carlos(SP), que visa ampliar áreas mais verdes, carentes no local, e com a ajuda das escolas regionais, assentados, prefeitura de Matão e USP de São Carlos.

Com a previsão de um ano de conclusão, as etapas iniciais consistem em orientação ambiental como a conscientização do problema para habitantes, a preparação da área com plantio de mudas nativas, recuperação de acessos e análise de água da represa.

“O incentivo da comunidade, da prefeitura de Matão e da USP/São Carlos, e todos os outros colaboradores, tornam o projeto mais agradável e é uma satisfação a missão de transformar essa área degradada, para passeios ecológicos, trilhas entre outras vantagens que beneficiará a todos com acesso para o horto. Uma realização para qualquer biólogo que ama o meio ambiente, assim como eu e outros biólogos que colaboram para a recuperação da área", relata a bióloga Sebastiana Bergocce, que também participa diretamente no projeto.

Segundo Sebastiana, o projeto tem o objetivo de tornar o local uma área de lazer, educação ambiental para as escolas, local de eco- turismo e mais uma fonte de renda para a comunidade.Também visa proporcionar aos moradores da região, área verde, além do bom exemplo a ser seguido.

“Ficamos felizes com a iniciativa, o local está em péssimo estado de convivência e, com esse projeto, poderíamos aproveitar melhor a área com passeios, levando toda a família", diz um morador,que preferiu não se identificar, empolgado com o reflorestamento do horto em umas das reuniões de elaboração do projeto.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/