202101180447

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Ibitinga enfrenta epidemia de dengue

Por: ANDREZA CRISTINA PALANCA CAMARGO

11/03/2010

Já passam de 600 os casos confirmados de dengue no primeiro trimestre de 2010 na cidade de Ibitinga, o que têm preocupado o Serviço Municipal de Saúde que atende pacientes suspeitos nos Centros de Saúde e no Pronto Socorro.

Em média 40 novos casos diários são investigados com suspeitas da dengue, segundo informações do biomédico Humberto Stanzani, responsável técnico da Biomed (Laboratório de Análises Clínicas) onde são realizados os exames encaminhados pelo SAMS(Serviço Autônomo Municipal de Saúde).

A Vigilância Epidemiológica reforçou desde o início de janeiro as visitas a casas e imóveis que se encontram fechados. O foco da doença se manifesta principalmente nos centros da cidade onde o número de imóveis fechados é alto, o que dificulta a entrada dos agentes de saúde para visita e vistoria.

A pulverização com inseticidas também tem sido utilizada nos arredores das casas e quarteirões onde existem casos confirmados para evitar que o mosquito se prolifere, contaminando um maior número de pessoas.

Os sintomas da doença, de conhecimento de grande parte da população, têm sido diferentes dos últimos casos registrados no mesmo período do ano passado. Vermelhidões e coceiras pelo corpo, nem sempre acompanhadas de febre alta, são confirmadas como dengue logo após realização de exames.

A expectativa é de que novos casos surjam até o fim do verão e mesmo com todas as providências que tem sido tomadas em situação de emergência pela Vigilância Epidemiológica, o resultado no combate não tem se mostrado satisfatório. Novos agentes de controle de vetores foram contratados no intuito aumentar a fiscalização a residências e conscientização da população de que a prevenção ainda tem sido o melhor remédio no combate à doença.

Ibitinga é considerada como corredor da transmissão da dengue, acompanhada pelas cidades vizinhas de Tabatinga e Itápolis, onde os números de casos vem crescendo também em grandes proporções.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI