[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Rádio Uniara FM 100,1 está temporariamente fora do ar para ajustes técnicos.

Em breve, toda a programação da rádio estará normalizada. Agradecemos a compreensão de todos os nossos ouvintes

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Assentados e pequenos agricultores ganham espaço no Ceasa Araraquara

Por: LELIETE BIZARI

27/11/2009

Os produtores rurais que praticam a agricultura familiar e os agricultores dos assentamentos Bela Vista e Monte Alegre, no município de Araraquara, passam a contar com mais um espaço para a comercialização de seus produtos dentro das dependências do maior entreposto da região de Araraquara, o Ceasa, por meio do programa Mercado Atacadista Popular.

São verduras, legumes, frutas e flores da produção local que podem ser negociados em pé de igualdade com outros produtores da região, buscando melhores condições de preço e prazos de entrega.

O programa, que valoriza o pequeno produtor, foi lançado no dia 18, quando os primeiros produtores iniciaram as vendas no novo local que funciona sempre às terças e quintas-feiras, das 6 horas em diante.

O início foi bom, avalia o diretor executivo do Itesp, Gustavo Húngaro. “Verifiquei os produtos e notei a boa qualidade. Esse programa pioneiro poderá ser multiplicado nas outras unidades do Ceasa no Estado”, explicou.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Valter Merlos, essa iniciativa é importante para valorizar a agricultura familiar. “Em fevereiro, nossa primeira medida foi recuperar as estradas de acesso aos assentamentos visando melhorias no escoamento da produção. Outro compromisso importante do governo é a formação da bacia leiteira para atender a demanda da ampliação da Nestlé. Agora, estamos firmando uma parceria que tornará a agricultura familiar motivada para produzir cada vez mais”, avaliou Merlos.

“Já temos os pontos da feira da Praça Pedro de Toledo, o do Terminal da Integração, as compras na Central de Abastecimento. Agora, no maior entreposto regional, os produtores só podem aumentar as vendas e a geração de renda”, opinou Merlos.

O produtor João Branco, do Assentamento Bela Vista, aprovou o novo ponto de vendas. “Vendi 50% dos produtos que trouxe. Por ser o primeiro dia está muito bom. O que mais vendi foi pimentão verde por R$ 15 cada caixa”.

Animado, o produtor de mudas para hortas Delcio Barbatto, do Bela Vista, já tem planos de expansão dentro do próprio Ceasa. “Consegui um espaço para armar uma estufa de 400 metros quadrados e pretendo trabalhar a semana inteira aqui no Ceasa dentro do programa Atacadista Produtor.

Por dois meses, os pequenos agricultores terão espaço grátis para vender direto ao comprador. Após este período inicial os aluguéis serão cobrados, mas os valores ainda serão definidos.

Trinta famílias já estão inseridas no programa que continua aberto aos interessados que devem procurar a gerência do Ceasa, na Avenida Engenheiro Camilo Dinucci, 6661. Contato (Ceasa): 3332 1001.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/