[ mostrar mensagem ]
Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)
Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.
Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.
[ ocultar ]
Há quatro meses, o aposentado Osvaldo Fontaneli tem uma companhia constante, que o protege, lhe dá toda a atenção e carinho: a cachorrinha Chulika, adotada por ele após aparecer na frente de seu bar, “magrinha e até com as costelas aparecendo”.
Chulika tem uma história de vida nada fácil. Foi rejeitada duas vezes, abandonada e maltratada na rua do bar de seu Osvaldo. A sua esposa, dona Guiomar, passou a alimentar a cachorra,na rua mesmo,para que ela não morresse de fome.
Mas, Chulika conquistou o casal e, agora, é o mais novo animal de estimação da casa, junto com uma gata e uma tartaruga.
A cachorrinha de estimação é totalmente apegada ao seu Oswaldo. Se alguém tocar nele de forma um pouco mais agressiva, Chulika começa a latir e ameaça morder. Também fica triste e não come quando seu dono não está em casa. “Onde eu vou, ela vai atrás. E se eu saio escondido, ela me acha”. Ela fica tão desesperada para achar seu Oswaldo que até pula o balcão do bar.
Não foi só Chulika que ganhou com essa relação. Seu Oswaldo também. E muito. “Ela me faz companhia e traz alegria”, afirma. A cachorrinha é tão importante em sua vida, que até seu celular ela trouxe quando ele esqueceu em um banco de praça. “Ela achou meu celular e carregou na boca até em casa”, relembra.
Benefícios
Os benefícios da relação homem-animal vão muito além de uma boa companhia. Até mesmo para sanar algumas doenças como depressão e stress existem médicos que recomendam o contato com os bichos. Estudos comprovam que níveis de solidão e ansiedade são mais baixos em pessoas que possuem animais de companhia.
Crianças e idosos são os que mais se apegam e sentem os benefícios do contato com animais. A criança aprende a respeitar o espaço do bicho e a convivência desperta seu lado mais sensível e carinhoso.
Nos idosos, a diminuição da sensação de solidão e até a melhora de como lidar com a perda de um ente querido é apontado como alguns dos benefícios que os animais de estimação trazem.
Mas, o contato com animais é benéfico em todas as idades. Em geral, essa relação faz com que as pessoas fiquem mais calmas, alegres e confiantes.
De acordo com a psicóloga Ana Paula Alves de Lima Secco, a convivência com o animal de estimação contribui para um desenvolvimento emocional saudável.“Por meio dessa companhia podemos desenvolver a capacidade de amar, de ser afetuoso, de dar e receber carinho”, relata.
Ana Paula conta que o animal proporciona um contato verdadeiro, sincero e leal.“O fato de chamá-lo pelo nome, de conversar com ele, de acariciar, de dar e receber atenção nos condiciona a ter uma melhor formação social”, completa.
Todos os benefícios para a saúde do homem que o animal de estimação proporciona já seria motivo suficiente para tê-lo em casa.Mas, ele oferece o sentimento mais importante do planeta: o amor. E o amor incondicional.
Observe como seu animal de estimação lhe recebe em casa depois de um dia de trabalho cansativo. Ou até mesmo quando você sai por apenas um minuto e depois retorna. Repare. Sempre ele vai lhe receber com tanta alegria, como se não te visse há dez anos.
O animal devota todo o seu amor e fidelidade ao dono, mesmo este tendo falhas na criação do bicho, como falta de carinho.
Como disse Artur da Távola: “...Animais são anjos disfarçados, mandados à Terra por Deus, para mostrar ao homem o que é fidelidade...”.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI