Ageuniara

Brandão destaca os 67 anos da Biblioteca

Por: RUBENS ROMÃO CORRÊA JÚNIOR

22/10/2009

A Biblioteca Pública Municipal “Mário de Andrade”, de Araraquara(SP), completa 67 anos nesta sexta-feira(23/10). A data será comemorada com apresentações musicais e o sorteio de livros. A comemoração será às 14h e a entrada é gratuita.

Segundo o escritor araraquarense, Ignácio de Loyola Brandão,a cidade sempre foi privilegiada com a existência da biblioteca "Mário de Andrade". “Em primeiro lugar, reconheço a felicidade do nome. Homenageamos um dos maiores escritores brasileiros, cujo romance Macunaíma, obra-prima, foi escrito em Araraquara. Nos meus tempos de estudante da Escola Estadual Bento de Abreu(EEBA), a biblioteca ficava no prédio da prefeitura, onde hoje é a Câmara Municipal. Quando não havia aula ou algum professor faltava, corríamos para a biblioteca”, lembra Brandão.

O escritor conta que a biblioteca era seu mundo. Após o término das aulas, corria para casa, almoçava e voltava. “Lá pelas duas da tarde, estava sentado na grande mesa, maciça, ainda existente hoje e que dominava o grande salão. Ali era meu mundo. A prefeitura fechava às cinco, mas podíamos permanecer ali, ninguém nos incomodava”, recorda.

Brandão diz, ainda, que a biblioteca forneceu sua formação intelectual e sua paixão por livros. “Descobri a vida e o futuro dentro daquela sala. Se não existisse a biblioteca Mário de Andrade o que teria sido de mim, de minha geração inquieta? A biblioteca nos abriu o mundo e a vida. Sou o que sou graças a ela”, afirma.

Brandão relembra que havia uma série de regras para as bibliotecas na época, uma delas era muito curiosa: os livros de Jorge Amado ficavam trancados a chave. Ao pedir um livro de Jorge Amado, a pessoa tinha de provar que era maior de idade. "Os livros dele eram proibidos às mulheres", afirma Brandão.

De acordo com Célia Longobardo, gerente e bibliotecária, para cadastrar-se na biblioteca é muito simples: basta RG ou certidão de nascimento (no caso de crianças) e comprovante de endereço do mês vigente e o cadastro é feito na hora.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/