[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

Em vista das melhorias que estão sendo realizadas na portaria principal da Unidade I da Uniara, alunos, interessados e colaboradores devem utilizar a entrada localizada na Rua Voluntários da Pátria, 1309 (Rua 5).

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Mudanças no ENEM alteram os planos dos vestibulandos

Por: LAURA BALCOM SIMOES

21/10/2009

O fim do ano está chegando e os vestibulares estão próximos. Para a maioria dos que prestam as provas, essa fase é um desafio,para outros é um "bicho de sete cabeças". A concorrência é cada vez maior e o preparo nos cursinhos é exigente.A cada ano,as provas são mais concorridas.

Os principais vestibulares do país como a PUC-Campinas, PUC-SP, Unicamp e Universidade de São Paulo (USP), não irão utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio(ENEM), esse ano,o que frustrou alguns candidatos que contavam com um bom desempenho para facilitar a entrada nessas universidades.

Por causa disso, alguns estudantes desistiram de prestar o Exame.É o caso da estudante Letícia Marques,de Araraquara(SP)."Eu não vou mais prestar.Esse ano,ía prestar para ter ajuda com a nota mas, o vestibular que eu quero, não vai utilizar a nota do ENEM e é até bom fazer a prova, é um teste, mas depois eu pego pela internet e faço, assim estudo mais um pouco. Não adianta ficar com mais uma preocupação, mais uma prova, e no fim não compensar a nota", afirma.

Com a não utilização da nota do ENEM, entrar no vestibular fica ainda mais difícil, a tensão é ainda maior e os vestibulandos, na fase das provas, costumam ficar ansiosos, podendo assim prejudicar o desempenho nos exames.

Segundo especialistas a "tensão pré-vestibular" é muito comum e a ansiedade é a principal barreira que o estudante enfrenta, além da pressão de familiares, amigos e principalmente do próprio estudante.

Para que isso não aconteça é importante que o candidato busque atividades recreativas para relaxar, não se sobrecarregue com o stress e tenha vontade e objetivo claro para passar no vestibular. Muito estudo e dedicação faz com que o candidato se sinta cada vez mais preparado.

Para a psicóloga Andréa Gouvea de Oliveira, de Araraquara(SP), é fundamental " trabalhar” o estresse com base em quatro níveis:controle do pensamento, exercício físico, boa alimentação e relaxamento. "Ficar pensando que não está preparado só aumenta o estresse", afirma.

Neste período, que antecede o ínicio dos exames, ela sugere que o aluno não se preocupe com o que não foi aprendido e valorize o que já domina.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/