Ageuniara

Sistema de câmeras do terminal funciona parcialmente

Por: KARIN DEIS GUTIERRES

13/10/2009

A CTA (Companhia Troleibus de Araraquara) instalou câmeras no Terminal Central de Integração para aumentar a segurança das 30 mil pessoas que por lá passam todos os dias. As câmeras estão em funcionamento há 20 dias e a previsão do diretor é que o sistema todo estará completo em um mês.

O sistema possui doze câmeras espalhadas pelo Terminal que permitem ver 100% da área e seu custo, bancado pelos inquilinos do TCI, gira em torno de R$ 60 mil.

O diretor-presidente da CTA, Paulo Rodrigues, diz que o objetivo dessas instalações é aumentar a segurança das pessoas que passam pelo TCI. Ele acredita que as câmeras por si mesmas inibem a ação de bandidos no Terminal, diminuindo a criminalidade. “A câmera é capaz de identificar as pessoas envolvidas, pois o sistema monitora todo o espaço do TCI”.

O sistema de vigilância ainda não está funcionado completamente. O diretor diz que será montada uma central dentro da CTA, de onde funcionários, ainda a serem designados, farão o monitoramento 24 horas todos os dias.

Três estudantes que utilizam o serviço público de transporte diariamente, com idades entre 18 e 29 anos, dizem não se incomodar com o fato de serem vigiados, uma vez que as câmeras trazem maior segurança para o local. Mas lembram que as instalações eletrônicas podem falhar, por isso, e para terem segurança total, seria preciso um policiamento constante no local.

O agente de trânsito Renato Coutinho Jr. informa que as ocorrências mais frequentes no TCI são brigas e desentendimentos. No mês, a média destas ocorrências gira em torno de 50, chegando a 300 ocorrências por ano. Destas, não mais que vinte chegam a ser registradas formalmente nos distritos policiais.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/