Ageuniara

Psicóloga explica a doença da modernidade

Por: ÉVELIN THAIS DA SILVA

30/09/2009

A oneomania conhecida como a doença da modernidade, acontece quando uma pessoa tem a necessidade ou um vício por compras e pode atingir, principalmente, por motivos culturais, as mulheres que sentem transtornos, frustrações, depressão ou, até mesmo, desejos por manter status e modismos, mas esta doença pode ser tratada com o apoio de psicólogos.

A psicóloga Suelen Uliana,de Matão(SP), explica que os oneomaníacos têm o consumo como vício, assim como um alcoólatra que necessita da bebida."A oneomania também emerge para aliviar sentimentos de grande frustração, vazio e depressão. É um desejo de possuir, de ter poder, que fica reprimido. Ao não conseguir dar vazão ao seu desejo, a pessoa sofre uma enorme pressão interna que a leva à necessidade de possuir coisas novas como única forma de prazer e, em geral, aparece quando o indivíduo atinge certa independência financeira",diz Suelen.

"O comprador compulsivo compra o que não precisa ou mais que precisa, gasta mais do que ganha, desconta suas aflições nas compras e, esconde de outras pessoas, o que comprou.Enquanto está comprando, a pessoa sente alívio e prazer dos sintomas, que passado um tempo, voltam rapidamente.O efeito do ato de comprar é semelhante ao de tomar uma droga", completa a psicóloga.

Não existe um tratamento especifico para esta doença, mas o essencial para um melhor controle é a organização financeira e o conselho para estas pessoas é que alguém de confiança, administre o seu dinheiro e saiba quanto se ganha e quanto se gasta."É a chave principal para este controle",finaliza Suelen.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/