[ mostrar mensagem ]
Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)
Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.
Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.
[ ocultar ]
A prefeitura de Motuca (SP) firmou parceria com o SENAI de Matão (SP), no último mês, em reunião na Câmara dos Vereadores. No encontro, estiveram o prefeito, João Ricardo Fascineli, o vice, Álvaro Thomaz de Aquino, os nove vereadores da cidade e o diretor do SENAI, Márcio Vieira Marinho.
Quatro cursos gratuitos serão oferecidos em Motuca: Corte e Costura, Torneiro Mecânico e Fresador, Caldeireiro e Soldador. As aulas teóricas serão ministradas em Motuca e as práticas em Matão, aos sábados. Para iniciar um dos cursos, é preciso que haja demanda no município.
“É uma semente que está sendo plantada e é preciso cuidar para dar bons frutos”, acredita Fascineli. Segundo ele, trazer os cursos do SENAI para Motuca é uma oportunidade importante para pessoas que não podem sair da cidade para estudar.
Segundo o vereador, Renato Rateiro, o objetivo da parceria é qualificar a mão-de-obra da cidade para indústrias e usinas da região e para empresas que desejarem se instalar em Motuca. “As usinas pediram mão-de-obra qualificada para contratarem gente do município”, afirma o vereador. O próximo passo é uma reunião com a Usina São Martinho.
As aulas de Corte e Costura começaram dia 22 de setembro. As inscrições para Caldeireiro acontecem de 7 a 14 de outubro. Para Torneio Mecânico e Fresador, apenas em dezembro. Já para Soldador, ainda não há previsão da abertura das inscrições.
Curso de Corte e Costura já começou
O curso de Corte e Costura iniciou a primeira turma de Motuca dia 22 de setembro, com 28 mulheres matriculadas. Na ocasião, estiveram o prefeito, João Ricardo Fascineli, e mais cinco vereadores do município.
O curso tem duração de 100 horas e certificado. Há duas turmas, uma de manhã e outra à tarde, com 14 alunas cada. As aulas acontecem de segunda à sexta-feira, quatro horas cada turma. Os materiais usados no curso são doados pelas empresas da cidade e região.
Para a aluna Roberta Santana dos Santos, 20 anos, o curso é muito importante. “Posso crescer profissionalmente e fazer minhas próprias roupas”, conta. Mas, Roberta almeja mais. “Quem sabe posso ser uma empresária no futuro”.
O objetivo de outra aluna, Cenilde de Oliveira Gouvêa, 40 anos, é aprender uma profissão. “Decidi fazer o curso para arrumar emprego”, afirma.
O ramo que Roberta e Cenilde escolheram é o que mais oferece emprego em Motuca atualmente. Na cidade, tem duas empresas em ascensão e há possibilidade de outras do ramo têxtil se instalarem no município.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI