202101190017

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Comissão poderá proibir publicidade externa em Araraquara

Por: RUBENS ROMAO CORREA JUNIOR

16/09/2009

O projeto de lei, criado pelo vereador Elias Chediek Neto (PMDB), que visa a criação de uma comissão de estudos para a proibição de publicidade externa em Araraquara (SP), foi aprovado pela Câmara Municipal no dia 11 de agosto.

O projeto tem como objetivo o combate à poluição visual, bem como à degradação ambiental, a proteção, preservação e recuperação do patrimônio cultural, histórico, artístico, paisagístico, de consagração popular, e do meio ambiente natural ou construído da cidade.

Segundo a assessoria do vereador, o projeto surgiu porque a poluição visual, sonora, a desorganização no trânsito, a falta de atenção com a preservação do meio ambiente, o descontrole nas edificações, o descumprimento das normas emitidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), pertinentes às distâncias das redes de distribuição de energia elétrica causam transtornos, mal estar, cansaço e até mesmo estresse entre a população.

O vereador, inspirado no programa "Cidade Limpa", implantado em São Paulo, elaborou este projeto.Por meio do "Cidade Limpa" se obterá o livre acesso de pessoas e bens à infraestrutura urbana, além de priorizar a sinalização de interesse público com o objetivo de não confundir motoristas na condução de veículos e garantir a livre e segura locomoção de pedestres.

Juliana Paez, publicitária da agência de comunicação Com Texto,de Araraquara, afirma que algum tipo de controle sempre é bem-vindo, mas uma proibição total na cidade é um exagero, já que não existem tantas placas como em São Paulo e outros grandes centros que também aplicaram o projeto.

Segundo ela, o que poderia ser feito, seria uma diminuição no número de placas e a regulamentação da localização através de um levantamento de Departamento de Trânsito, onde realmente o outdoor atrapalha o motorista. “Para tudo em nossa vida o excesso não faz bem, no caso da publicidade também, o ideal é que esse controle seja feito enquanto ainda não estamos sofrendo tanto do mal da poluição visual”, afirma Juliana.

“De qualquer forma, em Araraquara, o que mais me incomoda, como cidadã, são as fachadas das lojas, que acabam com a bela arquitetura da nossa cidade e, aí sim, sofremos com esse tipo de poluição. Andar no centro comercial da cidade,em um sábado movimentado, chega a dar tontura, cada estabelecimento usa um tipo de fachada e cada vez mais exagerada para tentar sobressair sobre a loja vizinha”, concluiu a publicitária.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI