202101250357

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Moradores de rua aprendem informática em São Carlos

Por: KELLY CRISTINA DOMINGOS

16/09/2009

Um projeto em parceria entre a prefeitura de São Carlos (SP), governo estadual e federal, leva até moradores de rua uma chance de mudar a vida. Trata-se de um projeto que têm por objetivo oferecer um curso de informática básica para moradores de rua no interior paulista.

São Carlos tem hoje cerca de 60 pessoas nesta situação e o curso de informática conta com treze pessoas sem residência fixa, moradores de rua, ou que utilizam o Albergue Noturno.

Os interessados são encaminhadas pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) destinado ao atendimento da população em situação de rua.O centro, que atende hoje 60 cidadãos nessa situação, tem por objetivo propiciar a inserção dessas pessoas em todas as políticas públicas existentes no município.

Segundo a Secretária de Cidadania e Assistência Social, Rose Mendes, além do curso de informática o município se preocupa com a recuperação e redirecionamento dessas pessoas à vida social “Nós fazemos o acompanhamento completo para dar esse suporte. E aqueles que aderem a uma vida nova, a gente continua acompanhando até que adquira uma certa independência”. Independência esta que pode vir de uma nova atividade oferecida à essas pessoas.

O curso é ministrado por monitores da Fundação Educacional São Carlos (FESC),que é parceira do projeto, em um Telecentro,às quartas-feiras, das 9h às 11h e o foco é na inserção no mercado de trabalho.

Para Francisco Carlo Cabrini, morador de rua e aluno do curso essa é uma portunidade única. “Eu me apaixonei, nunca tinha estado diante de um computador e assim que comecei já gostei, mas já estou com 52 anos não vou entrar numa firma grande, mas posso conseguir algo melhor. Quem tem inglês e informática hoje,tem tudo”.

A diretora da FESC,Elisete Silva Pedrazzani afirma que o projeto é um aprendizado que implica numa atenção especial e dedicação das pessoas."Eles escreverão textos, navegarão na internet e este curso básico visa uma qualificação e retorno ao mercado de trabalho”,destaca.

Um dos pré-requisitos para poder participar do projeto é que a pessoa seja alfabetizada. Essa é primeira turma que está fazendo o curso de informática. Contudo, a idéia é ampliar o atendimento de acordo com a demanda.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI