Ageuniara

Workshop de música completa inscrições mas pode abrir novas vagas

Por: VINICIUS BARBOSA SUZUKI

26/06/2009

O Workshop de música, que ocorrerá entre os dias 14 a 16 de julho, na Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa, já atingiu o limite de inscritos para as 90 vagas. Mas a Fundart informa que é provável a ampliação das vagas devido à grande procura por parte de músicos locais e da região. Inscrições gratuitas.

Até o momento estão formadas três turmas de 30 inscritos cada, que participarão das atividades em horários distintos: das 9h30 às 12h30, das 14h30 às 17h30 e das 18h30 às 21h30.

O programa é destinado a professores, estudantes de música e músicos em geral, tanto da área erudita como da popular. As aulas serão ministradas pelos professores e maestros Antônio Carlos Neves Campos, Antônio Carlos Cabral Campos e Marcelo Franco.

A Fundart, Secretaria de Cultura, Sindimúsicos e Governo Municipal são os realizadores do workshop. “Montamos este formato de evento, pois as condições técnicas e as intenções do Maestro Antônio Carlos Neves Campos foram favoráveis para o estilo Workshop de Música”, informa José Carlos Sevino, conhecido como Sabauna, gestor de projetos da Fundart.

O principal objetivo do Workshop, segundo os organizadores, é atender e incentivar uma demanda de músicos que sentem a necessidade de atualizar seu repertório musical, mas encontram dificuldades, já que é raro encontrar este tipo de evento na cidade e na região. “A proposta é que este curso possa despertar nos músicos de Araraquara e região a vontade de escrever música, compor, fazer arranjos”, declara o maestro Antônio Carlos neves.

Sabauna afirma ainda que a importância do Workshop, em primeiro lugar, é estimular as pessoas a terem mais contato com a Cultura, sejam elas músicos ou não. “Eventos como esse proporcionam aos indivíduos um contato com a música de altíssimo nível”.

Os organizadores esperam que o evento tenha grande repercussão. De acordo com dados da Secretaria de Cultura, até o momento a procura atinge o número de 150 candidatos. A expectativa também é grande por parte do maestro. “Estive em Araraquara e verifiquei a existência de grande número de músicos e conjuntos musicais que se dedicam a vários estilos diferentes. Por isso, espero um bom número de inscrições”.

O Workshop abordará tópicos como editoração de partituras utilizando o programa Sibelius, treinamento auditivo (melódico, rítmico, harmônico, harmonia prática), conhecimento de cifras e noções básicas de arranjo, orquestração, transcrição e adaptação.

Em relação ao software Sibelius, o maestro Antônio Carlos Neves frisa a importância da informática na música. “Temos disponíveis atualmente uma variedade de programas que são uma excelente ferramenta para o músico e indispensável para o ensino da música”, lembra.

O programa Sibelius seria uma dessas ferramentas que, segundo o maestro, é um dos mais completos e de fácil assimilação, permitindo utiliza-lo nos diversos setores da atividade musical como cópias (digitalização de partituras), preparo de material didático, confecção de arranjos desde os mais simples para grupos pequenos, até os mais complexos para uma orquestra sinfônica.

Paralelamente às aulas do Workshop será distribuído material didático, além de uma série de informações sobre programas e sites da Internet que disponibilizam conteúdo de grande interesse para o setor musical. Os interessados pelas aulas devem procurar a Casa da Cultura (Rua São Bento, 909 – centro) ou pelo telefone 3333-1159.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/