[ mostrar mensagem ]
Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)
Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.
Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.
[ ocultar ]
Com duas décadas de fundação, o clube chegou em 1997 à 1ª divisão do Campeonato Paulista e ganhou de equipes como Guarani, Corinthians e São Paulo. Essa fase durou cinco anos, até uma sucessão de quedas.
Em 2003 e 2004 a Matonense jogou pela A-2; no ano seguinte estava na A-3. Em 2006 e 2007 a equipe não conseguiu se manter e disputou o campeonato paulista pela 2ª divisão.
Mas a falta de estrutura, a interdição do estádio “Dr. Hudson Buck Ferreira” e o não registro do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) a tempo fizeram com que o time ficasse um ano sem entrar em campo.
Nesse tempo várias promessas apareceram na cidade. O jogador Palhinha, destaque no São Paulo na década de 90, veio como novo técnico mas não engrenou. Em 2009, o então presidente, Oberdan Silva, com apoio da diretoria e dos conselheiros, conseguiu com o advogado do clube a liberação do estádio. Isso facilitou a participação e a volta da equipe à ativa mesmo sem investimentos e sem dinheiro em caixa.
Mas em 2009 ainda um grupo de investidores não revelado apareceu na cidade disposto a administrar a equipe contratando reforços com a finalidade de revelar jogadores. “A ideia deles sempre foi levantar a equipe e revelar novos talentos”, lembra Ronaldo Camargo, comentarista esportivo.
Com as novas condições e a vinda de Nenê Belarmino – companheiro de campo de Pelé – como técnico, a Matonense viu chances de melhorar e se destacar na competição, apesar da desconfiança inicial de que não faria um bom trabalho. Mas parece que está fazendo. Nos dez jogos disputados até agora pelo grupo 2 da 2ª Divisão (com times como Barretos, Olé Brasil, Américo Brasiliense e Guariba), a equipe de Matão conquistou 17 pontos, com dois empates, três derrotas e cinco vitórias (até a rodada de 21 de junho, fechamento deste balanço).
Um novo fato administrativo, porém, fez com que o clube passasse por mais uma dificuldade. No mês de junho, o presidente do clube, Oberdan Silva, foi destituído do cargo por não dar explicações sobre uma possível irregularidade na venda de um jogador, ocorrida em 2007.
Com isso, o presidente do conselho, Aparecido Antonio Gaspar, assumiu a presidência do clube interinamente. Uma nova eleição deve ocorrer em dez dias e com a credibilidade que a Matonense voltou a conquistar é possível que novas chapas apareçam.
Mas mesmo com problemas, a população de Matão está voltando a acreditar no time da cidade. O estádio, apesar de não estar com todos os lugares disponíveis, está bem conservado e tem recebido aos poucos mais torcedores para as partidas aos finais de semana. “O matonense tem a esperança de a Matonense voltar a ser o que era”, relata Camargo. Com os resultados até agora, o time ocupa o terceiro lugar do grupo.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI