[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Rádio Uniara FM 100,1 está temporariamente fora do ar para ajustes técnicos.

Em breve, toda a programação da rádio estará normalizada. Agradecemos a compreensão de todos os nossos ouvintes

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Reciclagem de entulhos beneficia presidiários

Por: KEITE ALINA MARQUES DA SILVA

20/06/2009

Em São Carlos um projeto emprega presidiários numa fábrica de reciclagem de entulho, transformando-o em artefatos de cimento. A cada três dias de trabalho o sentenciado reduz um de sua pena e a produção é utilizada na obras da Prefeitura e em contruções populares.

A fábrica foi implantada pela Prefeitura e é operada pela empresa PROHAB (Progresso e Habitação de São Carlos S/A)responsável.

São 14 detentos que trabalham na fábrica produzindo bloquetes, blocos, canaletas, guias de sarjets e mourões. Cumprem pena no regime semi-aberto da Penitenciaria de Itirapina (SP) e recebem um salário mínimo mensal, com remissão de pena de um dia para cada três dias de trabalho.

A produção dos artefatos já atingiu o recorde de 8.500 bloquetes e 3.500 blocos estruturais em apenas um dia de trabalho. Esses números representam um universo de 177m² de piso por dia, assim como blocos suficientes para a construção de duas casas populares de aproximadamente 42m².

Hoje, o município produz 450 toneladas/dia de resíduos da construção civil. Deste volume, 30% é reciclado mas poderá chegar a 50% com a ampliação do projeto. Uma obra importante que está recebendo diversos artefatos produzidos na fábrica é o conjunto habitacional do Loteamento Social São Carlos VIII, construido em sistema de mutirão.

O ciclo da reciclagem começa no entulho da própria obra. Depois de limpo o material é colocado em caçambas e levado à fábrica para ser processado e transformado nos artefatos de cimento, que mais uma vez serão reutilizados pelos moradores.

No momento, em busca de reduzir ainda mais os custos, está sendo projetada a substituição, sob rigoroso controle de qualidade, dos agregados, como areia e brita, por agregados reciclados de resíduos da construção civil.

A Prefeitura de São Carlos também prepara uma ampliação do projeto. O prefeito Oswaldo Barba assinou neste mês convênio com a Caixa Econômica Federal, que vai garantir mais de R$ 1 milhão para a criação de ecopontos (centros de coleta) na cidade e ampliação da produção da fábrica. No total serão oito ecopontos, que deverão ser concluídos até fevereiro de 2010 pela PROHAB.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/