202101190523

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Mudanças de estrutura óssea podem provocar a escoliose

Por: EVELIN THAIS DA SILVA

17/06/2009

Mudanças na estrutura óssea, problemas musculares, comprometimento do membro, doenças ou encurtamento de uma das pernas ou algum tipo de lesão podem provocar a escoliose.A informação é da fisioterapeuta Cintia Carrara, de Matão(SP).

"A escoliose é uma curvatura lateral da coluna que aparece em formatos de S ou C. Ela também pode surgir com o desequilíbrio muscular, que acontece quando a musculatura é mais tensa ou mais forte que o outro lado, e o resultado disso é um desvio lateral da coluna, mas na maioria dos casos elas são idiopáticas,ou seja, são desconhecidas", explica.

Segundo ela, a escoliose não tem cura,mas existem tratamentos que controlam a musculatura para que não haja um desequilíbrio na coluna. Dentro da fisioterapia um dos tratamentos mais conhecido é a Redução Postural Global(RPG) que tem o objetivo de equilibrar esta musculatura e deixar esses músculos menos tensos e mais flexíveis.

Cintia também ressalta que escoliose é perceptível, basta que as pessoas observem seu corpo prestando atenção no alinhamento dos ombros e do quadril."Se existir algum tipo de assimetria destes membros, pode ser que ela tenha escoliose",observa.

O professor de Educação Física Rafael Martins, aconselha as pessoas que tenham qualquer tipo de desvio na coluna, fazerem algum exercício físico para estimular a musculatura e trabalhar os lados desses desvios, como natação, ciclismo, alongamentos, entre outros, mas em todos os casos, a recomedação é procurar um especialista para que ele possa avaliar e indicar tratamentos e exercícios para cada caso.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI