Ageuniara

XXI Semana Luiz Antônio Martinez Corrêa traz grandes atrações

Por: DANIELLE CRISTINA REAL DE AQUINO

17/06/2009

A XXI Semana Luiz Antônio Martinez Corrêa (SLAMC), tão esperada pelos amantes de teatro, acontece de 19 a 28 de junho, em vários espaços culturais da cidade e proporciona a população mais de 40 espetáculos. O festival de teatro é uma realização da prefeitura de Araraquara(SP), através da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação de Arte e Cultura do Município de Araraquara (Fundart).

A abertura do evento no dia 19, às 21 h, será no Teatro de Arena com o espetáculo “Mercadorias e Futuro”, com Lirinha, do Grupo Cordel do Fogo Encantado. A encenação traz uma mescla de teatro, dança e música trabalhados através de tecnologia multimídia.

O espetáculo fala sobre arte,comércio e direito autoral, sobre a dificuldade de unir arte e negócios. Na peça Lirinha interpreta Lirovsky, um vendedor de livros e personagem-condutor de “Mercadorias e Futuro”.

O Teatro da Vertigem, grupo de São Paulo, participa pela primeira vez do festival, com o espetáculo “História de Amor (Últimos Capítulos)” no dia 26, às 20h e 22h no Teatro Municipal. Texto escrito em 1983, pelo dramaturgo contemporâneo francês Jean-Luc Lagarce, trata do encontro de um homem e de uma mulher com um outro homem, com quem ambos tiveram uma história de amor. O grupo é dirigido por Antônio Araújo e foi fundado em 1992. Atuando em locais não-convencionais como igrejas, presídios e o rio Tietê, já acumulou vários prêmios.

Já a Companhia Armazém, do Rio de Janeiro, está de volta no festival nos dias 20 e 21, às 20h, com o espetáculo “Inveja dos Anjos”, uma dramaturgia própria. O espetáculo é o mais premiado no cenário Cultural do Rio de Janeiro e Araraquara será a primeira cidade do estado de São Paulo a receber o espetáculo, após concorridas apresentações no Festival de Curitiba, no Rio de Janeiro e no FILO de Londrina(PR).

A Semana Luiz Antônio traz apresentações de grupos locais. Os grupos participaram de um processo de seleção através de inscrição feita mediante o envio de projeto à Secretaria Municipal de Cultura. Os grupos são: Luz na Cidade, TEXC, Cia. Ditirambo de Dança Contemporânea, Cia Bem me Quer, Cia. de Atores Experimentenscène, Grupo Seres, Cia Arte & Performance e Grupo Delphus,todos de Araraquara.

Segundo Jorge Okada, curador da Semana e gestor de projetos da Secretaria Municipal de Cultura, o evento é uma vitrine para a produção teatral araraquarense e comemora a produção cultural no município. “Os principais grupos e companhias da cidade apresentam sua diversidade criativa, através de espetáculos que resultam de um processo de busca e pesquisa de linguagens”, acrescenta.

A bailarina e atriz Sabrina Rocco, da Cia Arte e Performance, espera absorver mais conhecimento com os demais grupos que se apresentarão durante o evento. A Cia traz um espetáculo diferenciado, intitulado “In Sustentável” nos dias 22, às 20h no Teatro Municipal e 26, às 22h no Teatro Wallace.

“O espetáculo mostra a convivência de quatro pessoas num instante de tempo. São relações passageiras, afetos instantâneos, momentos de traição e ressentimento, marcados pelo presente e passado, que trabalham com a realidade e com a ficção, é um espetáculo diferenciado, que se utiliza principalmente de técnicas de movimentos corporais”, ressalta Sabrina.

O Grupo Seres apresenta o espetáculo Entrelinhas nos dias 21, no camarim do Teatro Municipal, às 19h, 26 e 27, no porão da Casa da Cultura, às 22h. Os atores Eduardo Pires e Mayra Bertazoni já haviam participado do Festival enquanto alunos do Técnico-Ator do Senac, e desta vez, trazem um trabalho profissional.

“Esperamos atingir um público bem interessante, que já conhece nosso trabalho devido a Semana passada e acho que, enquanto ator, espero poder trocar informações, estilos, ouvindo a crítica das pessoas certas, que eu acho que acrescentariam muito ao meu trabalho”, acrescenta Pires.O espetáculo entrelinhas fala da separação entre duas pessoas que se amavam no passado, não necessariamente um casal.

Toda a programação da Semana Luiz Antônio é gratuita, mas para espetáculos fechados, é preciso retirar os convites com uma hora de antecedência no local da apresentação,com exceção do espetáculo “Mercadorias e Futuro”, que os ingressos já estão disponíveis gratuitamente na Secretaria Municipal de Cultura e no SESC. O evento tem parceria com o SESC e apoio do SESI.

Para obter mais informações sobre a programação da XXI Semana Luiz Antônio Martinez Corrêa, acesse o site www.araraquara.sp.gov.br, ou ligue (16)3322 2770.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/