[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Rádio Uniara FM 100,1 está temporariamente fora do ar para ajustes técnicos.

Em breve, toda a programação da rádio estará normalizada. Agradecemos a compreensão de todos os nossos ouvintes

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Público foi pequeno na Semana Nacional do Museu no MIS

Por: VINICIUS BARBOSA SUZUKI

05/06/2009

O Museu da Imagem e do Som Maestro José Tescari (MIS) participou da Semana Nacional dos Museus, no período de 18 ao dia 22 de maio. Apesar da importância do evento para a cultura local e nacional, a média de visitantes não passou de vinte pessoas por dia.

“A freqüência foi pequena, pois reflete a atual situação do MIS, que se encontra no subsolo da Casa da Cultura. Enquanto o MIS não tiver personalidade, visibilidade, apelo de imagem para a opinião pública, vai ser difícil realizar eventos com grande público”, declarou Domingos Carnesseca, Coordenador do Museu do Patrimônio Histórico e Cultural.

“A exposição de fotos foi mais requisitada pelo público do que a exibição de filmes devido as condições precárias do espaço de exibição e dos horários”, frisou o Coordenador. O público foi formado por uma maioria de jovens e estudantes que geralmente freqüentam o MIS.

O principal intuito do evento é marcar a importância dos museus no cenário nacional. A Semana dos Museus ocorre em todo o Brasil e sua programação é elaborada pelo Instituto Brasileiro de Museus, um órgão criado recentemente pelo governo federal.

Segundo Carnesseca, a “Semana Nacional dos Museus” foi de grande importância, pois resgatou o patrimônio histórico e cultural da cidade e do nosso país. “É um evento que tentou reviver a verdadeira função do museu, a preservação dos nossos antepassados”.

A programação da Semana contou com exposições de discos de Johnny Mathis, exposição “Araraquara: Antes e Depois” com fotos do acervo, além do Cine Brasil, com os seguintes filmes nacionais: “Lamarca”, “Quilombo”, “Parahyba, Mulher Macho”, “O Pagador de Promessas”, “O Beijo da Mulher Aranha”.

A visitação à exposição de fotos, que estava instalada no corredor do MIS, pôde ser conferida sem agendamento. Já para ouvir as canções de Johnny Mathis ou assistir aos filmes do Cine Brasil foi necessário agendar um horário pelo telefone do MIS ou pessoalmente.

A programação foi escolhida com o critério “custo zero”, por isso foi utilizado parte do acervo do MIS para integrar o evento.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/