[ mostrar mensagem ]
Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)
Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.
Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.
[ ocultar ]
A prefeitura de Ibitinga(SP) desenvolve o projeto "Biblioteca Móvel".Trata-se de um programa funcional, iniciado em 2007, que busca atender e levar a leitura a todo tipo de público e faixa etária, principalmente, dos bairros distantes do centro da cidade, onde se localiza a biblioteca municipal.
De acordo com a coordenadora do projeto,Tereza Nicola, a biblioteca móvel é montada e estruturada dentro de um ônibus e comporta praticamente o mesmo conteúdo em livros do que uma biblioteca tradicional e diferencia-se apenas na quantidade de livros.“O acervo da móvel é bem menor, mas mesmo assim conseguimos satisfazer os leitores que, na maioria, é o público infanto-juvenil”, afirma Tereza.
Segundo o secretário de Cultura de Ibitinga,Ronaldo Talarico,“o programa é de estrema importância para a cidade,facilita o acesso aos livros e,por ser um ônibus, aguça a curiosidade e aumenta o número de leitores”.
Talarico afirma que a biblioteca móvel só não é mais utilizada, de forma cultural devido à falta de recursos, equipamentos, verbas e divulgação.
Segundo ele, o ônibus poderia exibir teatros, palestras, contadores de histórias, eventos diversos, cinema, cursos etc.O ônibus é projetado de forma perfeita para receber os leitores e acomodá-los com conforto, além disso, a estrutura comporta TV, DVD, computador para pesquisas.
Talarico acredita que mesmo sendo biblioteca móvel mais completa da região, ainda falta um atrativo, ou divulgação nos bairros, para que a população obtenha maior conhecimento sobre o programa.
Talarico afirma que a finalidade principal do programa é cumprida semanalmente que é levar a leitura praticamente na porta da casa do leitor. “Mesmo com toda a facilidade que o programa oferece, o número de leitores ainda é muito pequeno”,finaliza.
Os horários de atendimento são das 10h às 16h e o cronograma segue na mesma ordem quando volta a visitar os bairros.
Confira o cronograma de junho
04/06, quinta-feira, Ângelo de Rosa, Vicinal Jean Habid Machaalani, Rua Marcos A. Calamarte.
05/06, sexta-feira, Paulo de Biasi, Praça Luiz de Carvalho, Rua Serafim Zapatta.
08/06, segunda-feira, Vila Izolina, Praça Climério M. de Godoy, Rua João de Oliveira Custódio.
09/06, terça-feira, Jardim Natália, Avenida Major Silvestre, Rua Teixeira.
10/06, quarta-feira, Centenário, Praça João Abrão, Rua Júlio Fernandes Vasques.
11/06, quinta-feira, São José, Praça da Igreja, Rua Gama Cerqueira.
12/06, sexta-feira, Jardim Pacola, Rua Tereza Alvina.
Fonte: Coordenação do programa.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI