Ageuniara

Biblioteca Móvel facilita leitura em Ibitinga

Por: JAQUELINE RODRIGUES

04/06/2009

A prefeitura de Ibitinga(SP) desenvolve o projeto "Biblioteca Móvel".Trata-se de um programa funcional, iniciado em 2007, que busca atender e levar a leitura a todo tipo de público e faixa etária, principalmente, dos bairros distantes do centro da cidade, onde se localiza a biblioteca municipal.

De acordo com a coordenadora do projeto,Tereza Nicola, a biblioteca móvel é montada e estruturada dentro de um ônibus e comporta praticamente o mesmo conteúdo em livros do que uma biblioteca tradicional e diferencia-se apenas na quantidade de livros.“O acervo da móvel é bem menor, mas mesmo assim conseguimos satisfazer os leitores que, na maioria, é o público infanto-juvenil”, afirma Tereza.

Segundo o secretário de Cultura de Ibitinga,Ronaldo Talarico,“o programa é de estrema importância para a cidade,facilita o acesso aos livros e,por ser um ônibus, aguça a curiosidade e aumenta o número de leitores”.

Talarico afirma que a biblioteca móvel só não é mais utilizada, de forma cultural devido à falta de recursos, equipamentos, verbas e divulgação.

Segundo ele, o ônibus poderia exibir teatros, palestras, contadores de histórias, eventos diversos, cinema, cursos etc.O ônibus é projetado de forma perfeita para receber os leitores e acomodá-los com conforto, além disso, a estrutura comporta TV, DVD, computador para pesquisas.

Talarico acredita que mesmo sendo biblioteca móvel mais completa da região, ainda falta um atrativo, ou divulgação nos bairros, para que a população obtenha maior conhecimento sobre o programa.

Talarico afirma que a finalidade principal do programa é cumprida semanalmente que é levar a leitura praticamente na porta da casa do leitor. “Mesmo com toda a facilidade que o programa oferece, o número de leitores ainda é muito pequeno”,finaliza.

Os horários de atendimento são das 10h às 16h e o cronograma segue na mesma ordem quando volta a visitar os bairros.

Confira o cronograma de junho

04/06, quinta-feira, Ângelo de Rosa, Vicinal Jean Habid Machaalani, Rua Marcos A. Calamarte.

05/06, sexta-feira, Paulo de Biasi, Praça Luiz de Carvalho, Rua Serafim Zapatta.

08/06, segunda-feira, Vila Izolina, Praça Climério M. de Godoy, Rua João de Oliveira Custódio.

09/06, terça-feira, Jardim Natália, Avenida Major Silvestre, Rua Teixeira.

10/06, quarta-feira, Centenário, Praça João Abrão, Rua Júlio Fernandes Vasques.

11/06, quinta-feira, São José, Praça da Igreja, Rua Gama Cerqueira.

12/06, sexta-feira, Jardim Pacola, Rua Tereza Alvina.

Fonte: Coordenação do programa.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/