Ageuniara

Crise econômica afeta região de Jaú

Por: JACQUELINE GASPAROTTO CELESTINO

04/06/2009

A crise econômica mundial, ainda repercute negativamente na região de Jaú(SP). Neste ano, pelo menos 400 pessoas foram demitidas em indústrias de móveis em Dois Córregos, Jaú e Itapuí e em uma metalúrgica de Pederneiras.

Os dois segmentos foram os que mais sentiram a retração da economia e as perspectivas de retomada nos negócios são pessimistas.No caso das fábricas de móveis,as quedas nas vendas neste ano,em relação ao mesmo período, do ano passado chegam a 50%.

Aproximadamente 300 profissionais perderam o emprego de janeiro a março, de acordo com o sindicato da categoria, mas o número pode ser maior.

O presidente da Associação das Fabricas de Móveis de Dois Córregos (AFAM), Adriano Grael, diz que o efeito da crise é visto,principalmente,no volume de currículos que as empresas passaram a receber nas últimas semanas.

O industrial Guido Carlos Antonio Lanza, da Móveis Lindolar, de Itapuí, fala que em parte a culpa pelo mau desempenho das fábricas de móveis se deve ao incentivo do governo à chamada linha branca, formada por geladeiras, freezers e fogões.

A unidade da Volvo em Pederneiras demitiu 103 funcionários há algumas semanas.Em 2008, o corte era de 112."A nova redução ocorreu por causa da diminuição nas exportações da empresa", informa a assessoria de imprensa da empresa.

A Volvo em Pederneiras é o principal pólo do grupo no Brasil na produção de equipamentos para a construção.Cerca de 75% de sua produção era destinada aos Estados Unidos e à Europa. Desde o inicio desse ano, o volume de vendas encolheu cerca de 60%.

A assessoria de imprensa também informa que para evitar novas demissões, vai investir na produção de outros equipamentos para distribuição no mercado nacional, destinados principalmente às obras de pavimentação até que o mercado internacional se recupere.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/