[ mostrar mensagem ]
Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)
Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.
Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.
[ ocultar ]
A crise econômica mundial, ainda repercute negativamente na região de Jaú(SP). Neste ano, pelo menos 400 pessoas foram demitidas em indústrias de móveis em Dois Córregos, Jaú e Itapuí e em uma metalúrgica de Pederneiras.
Os dois segmentos foram os que mais sentiram a retração da economia e as perspectivas de retomada nos negócios são pessimistas.No caso das fábricas de móveis,as quedas nas vendas neste ano,em relação ao mesmo período, do ano passado chegam a 50%.
Aproximadamente 300 profissionais perderam o emprego de janeiro a março, de acordo com o sindicato da categoria, mas o número pode ser maior.
O presidente da Associação das Fabricas de Móveis de Dois Córregos (AFAM), Adriano Grael, diz que o efeito da crise é visto,principalmente,no volume de currículos que as empresas passaram a receber nas últimas semanas.
O industrial Guido Carlos Antonio Lanza, da Móveis Lindolar, de Itapuí, fala que em parte a culpa pelo mau desempenho das fábricas de móveis se deve ao incentivo do governo à chamada linha branca, formada por geladeiras, freezers e fogões.
A unidade da Volvo em Pederneiras demitiu 103 funcionários há algumas semanas.Em 2008, o corte era de 112."A nova redução ocorreu por causa da diminuição nas exportações da empresa", informa a assessoria de imprensa da empresa.
A Volvo em Pederneiras é o principal pólo do grupo no Brasil na produção de equipamentos para a construção.Cerca de 75% de sua produção era destinada aos Estados Unidos e à Europa. Desde o inicio desse ano, o volume de vendas encolheu cerca de 60%.
A assessoria de imprensa também informa que para evitar novas demissões, vai investir na produção de outros equipamentos para distribuição no mercado nacional, destinados principalmente às obras de pavimentação até que o mercado internacional se recupere.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI