202101190025

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Matão se prepara para receber 80 mil pessoas no Corpus Christi

Por: INGRID ROBERTA ALVES

02/06/2009

Mais de 80 toneladas de material estão sendo preparadas para a tradicional ornamentação de tapetes nas ruas da cidade

O dia de Corpus Christi, integrante do calendário cristão, será, em 2009, no dia 11 de junho. Várias cidades do interior do país realizam festas tradicionais e a de Matão já se consolidou no calendário cultural do Brasil como sendo destaque. Há 60 anos, os moradores enfeitam as ruas da área central para a passagem do Santíssimo na hora da procissão.

Este ano, o evento promete ser mais uma manifestação que reunirá comunidade e turistas durante toda a madrugada e o dia 11. Doze quarteirões formando uma cruz no entorno da igreja matriz do Senhor Bom Jesus serão ornamentados com vidro moído e tingido, dolomita, areia peneirada, folhagens e outros materiais.

O Departamento de Turismo do município contabiliza cerca de 70 toneladas de dolomita (material mais barato e de mais fácil acesso) e 10 toneladas de vidro moído e tingido para a confecção dos enfeites. “Há alguns anos usamos o vidro e um tipo de areia peneirada só para fazer quadros e detalhes por serem materiais mais finos”, revela Wilson Cardoso, diretor de turismo da cidade.

O trabalho de arrecadação e tingimento dos materiais começa com bastante antecedência e termina às vésperas da festa. A confecção dos moldes também envolve grande parte da sociedade com a definição e os desenhos dos enfeites. Cerca de 1.500 pessoas se envolvem no Corpus Christi em Matão, tanto com os preparativos como no dia do evento. Tudo isso para receber uma média de 80 mil pessoas que têm passado pela cidade a cada ano, vindas das mais distantes cidades do país.

“Essa é uma tradição que já está arraigada na sociedade, faz parte da cultura matonense”, destaca Cardoso. Para todos os envolvidos, a festa é acima de tudo uma manifestação cultural e artística que engloba todos os aspectos da cultura por isso cada vez mais há a participação de pessoas que professam outros credos. “Essa festa é a cara de Matão”, ressalta.

Os turistas também podem participar ativamente do evento ornamentando um dos quarteirões através do projeto Turista Artista. Para isso, basta manifestar interesse pelo e-mail turismo@matao.sp.gov.br.

Ambulantes

Outro aspecto relevante da festa de Corpus Christi é a movimentação da economia no município. Além dos comerciantes locais, muitos ambulantes vêm à cidade com suas barracas de alimentação, vestuário, calçados e de uma infinidade de outros produtos. Em 2008, mais de 160 barracas foram instaladas ao redor do ginásio de esportes da cidade, local destinado ao conhecido “camelódromo”.

Os vendedores ambulantes de Matão, interessados em reservar espaço na avenida Daniel Antonio de Brito, durante a 61ª festa de Corpus Christi, devem procurar, a partir do dia 1° de junho, o Setor de Tributos e Fiscalização da Prefeitura de Matão para retirar a autorização de funcionamento. O atendimento está sendo realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h na Prefeitura, que fica na rua Orestes Bozelli, 1.165, no Centro.

Os ambulantes de outras cidades somente farão a reserva no dia da festa (11 de junho), no próprio local de instalação das barracas. Mais informações pelo telefone 3383-4080.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI