Ageuniara

III Salão Nacional de Fotografia espera participantes de todo o país

Por: VINICIUS BARBOSA SUZUKI

12/05/2009

As inscrições para o III Salão Nacional de Fotografia de Araraquara foram abertas no dia 22 de abril e seguem até 20 de junho. As inscrições são gratuitas. Cada participante pode se inscrever com até quatro fotografias por categoria, com temática livre.

As inscrições podem ser realizadas pelos Correios ou pessoalmente no MIS (Museu da Imagem e do Som Maestro José Tescari), na Rua São Bento, n° 909 – Centro – CEP: 14801-300. A ficha de inscrição também pode ser baixada no site da prefeitura (www.araraquara.sp.gov.br). Neste ano também está disponível todo o regulamento do Salão.

Podem concorrer fotógrafos, profissionais ou não, residentes no território nacional, em duas categorias: fotografia colorida e fotografia branco e preto. Os autores das obras classificadas nos três primeiros lugares de cada categoria recebem medalhas (ouro, prata e bronze) como prêmios. Ainda poderão ser atribuídas Menções Honrosas, a critério do juri.

As fotografias inscritas serão apreciadas por uma comissão julgadora indicada pelos realizadores do evento, composta por profissionais de reconhecida competência. “Uma boa fotografia é aquela que agrada aos olhos. Ela precisa ter em primeiro lugar qualidade técnica, foco, iluminação bem feita, composição no geral, enquadramento e impressão de qualidade”, informa Ricardo Fernandes Francisco, presidente do Foto Clube Aracoara.

O Salão de fotografia é uma realização da Secretaria de Cultura, Fundart, Coordenadoria Executiva de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural, MIS e apoio do Foto Clube Aracoara. “O intuito do evento é divulgar a arte fotográfica, despertar o interesse das pessoas pela fotografia e destacar tanto o nome da cidade de Araraquara quanto o Foto Clube no cenário nacional”, diz o presidente Ricardo Francisco.

Segundo Ana Carolina Boalin Jacob da Motta, agente administrativo do MIS, o II Salão de Fotografia foi sediado na Casa da Cultura e teve grande repercussão. O evento recebeu cerca de 1.100 trabalhos de todo país, dos quais foram selecionadas 125 fotos.

A comissão julgadora do II Salão foi formada por Waldemar de Lima (destaque na cinematografia brasileira por seu trabalho como fotógrafo no filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, de Glauber Rocha), Christophe Spoto (curador do Território das Artes de Araraquara, formado em pintura pela Accademia di Belle Arti di Carrara, na Itália) e César Mulati (professor de fotografia da Uniara).

Na categoria de fotos coloridas, o 1º lugar ficou com Iraildes Mascarenhas (“Contemplação”); o 2º lugar com Bruno Costa (“O Pescador”); e o 3º lugar com Gabriel Afrísio Mascarenhas Passos (“Curaça III“). Já na categoria preto e branco, o 1º lugar foi para Rita Barreto (“Beleza Brasileira”), o 2º lugar para Pablo Doctorovich (“Liberdade”), e o 3º lugar para Gustavo Manzini (“Benção aos Pescadores).

A abertura do III Salão Nacional de Fotografia de Araraquara será realizada no dia 14 de agosto, em local a definir. As fotografias ficarão expostas para visitação pública entre 14 de agosto e 14 de setembro.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/