[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

Em vista das melhorias que estão sendo realizadas na portaria principal da Unidade I da Uniara, alunos, interessados e colaboradores devem utilizar a entrada localizada na Rua Voluntários da Pátria, 1309 (Rua 5).

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Recital das 10 surpreende em sua primeira edição

Por: VINICIUS BARBOSA SUZUKI

07/04/2009

O programa “Recital das 10”, inaugurado dia 28 de março na Casa da Cultura, traz uma nova forma de entretenimento cultural para Araraquara, explorando propostas de divulgação da música erudita e dos clássicos da MPB.

Criado e realizado pela Secretaria da Cultura e Fundart, o programa trouxe apresentações de música erudita com caráter didático, ou seja, cada músico participante explica sobre o compositor, sua obra e o contexto histórico em que a obra esteve inserida.

Participaram como convidados o duo formado por Abelardo Ferrarezi de Andrade (violino) e Gláucia Guimarães (piano) e também os alunos do Projeto Guri. O evento teve entrada franca e continuará a ocorrer todo primeiro sábado do mês.

No local da apresentação, o espaço do mezanino da Casa da Cultura, havia uma exposição de artes plásticas. “Optamos por este local, pois queríamos um espaço onde o público pudesse assistir o evento e ao mesmo tempo apreciar outra linguagem artística como uma exposição de artes plásticas”, diz Euzânia Andrade – Secretária Municipal de Cultura.

Porém o local não se mostrou apropriado. Apesar de ter comportado o número de pessoas presentes (aproximadamente 65 pessoas), as acomodaçõe não são confortáveis. “Percebemos que o evento precisa de um espaço maior, com mais conforto para o público. Então definimos que o próximo acontecerá no auditório "Sala Jean Paul Sartre", com capacidade para 90 pessoas”, informou Milton Najm Bernardi, gerente de Projetos e Eventos Culturais da Secretaria Municipal de Cultura e Coordenador da Casa da Cultura.

A proposta do programa foi fazer o recital em duas partes. Na primeira parte teve apresentações de alunos de projetos das ações educativas do município, como o Projeto Guri. Na segunda parte, apresentação de profissionais (músicos convidados) que desenvolvem trabalhos na área de música erudita.

“O resultado foi surpreendente; o público superou as expectativas e o nível dos dois grupos foi de altíssima qualidade. É claro que todo projeto novo sempre tem algo para se fazer para o próximo, mas nenhum problema que atrapalhou o resultado do evento”, avaliou Euzânia Andrade.

Os organizadores e os músicos consideraram importante a continuidade do evento, que atende uma demanda existente no meio musical. Além disso, a participação do público traz retorno importante para o artista. “A música proporciona bem-estar a todos e eu quero passar um pouco do meu conhecimento ao público e aos novos músicos. Além do que, a idéia do didatismo no concerto é de extrema importância, já que aproxima ainda mais o universo do público com conhecimentos de arte e cultura”, diz o violinista Abelardo Ferrarezi de Andrade.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/