202101281111

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Museu ferroviário funciona com acervo incompleto

Por: KARIN DEIS GUTIERRES

29/03/2009

O recém inaugurado Museu Ferroviário “Francisco Aureliano de Araújo” ainda está em fase de implantação, afirmam Maria Bergman, recepcionista, e Domingos Carneseca Neto, coordenador do patrimônio histórico.

Maria informou que as peças de maior importância são os trens, alguns uniformes antigos da década de 1940 e ainda uma exposição de maquetes de ferreomodelismo, esta última aberta somente aos sábados e domingos. O Museu recebe em média de 25 a 30 pessoas por dia, segundo Maria.

Para Carneseca, o local precisa passar por reformas nos prédios (a antiga estação e os barracões adjacentes) porque existem problemas de infiltração para serem sanados e um dos barracões próximos será transformado em um café. Há peças de exposição por receber, como duas locomotivas “Maria Fumaça”. Também não estão prontos os manequins vestidos com os uniformes da ferrovia.

O quadro de funcionários será ampliado para dar suporte aos visitantes e garantir a segurança do acervo; enquanto os graduandos do curso de Turismo da Uniara trabalharão no local como monitores.

O prazo previsto para a conclusão e pleno funcionamento é de seis meses. Para saber mais sobre a estação onde hoje funciona o Museu, pode-se visitar o site www.estacoesferroviarias.com.br

Curiosidades

Num vagão cargueiro cabem o equivalente a até dez caminhões do tipo carreta.

Um trem acabou “decolando” e entrou literalmente dentro da lanchonete da estação, em Araraquara.

A ferrovia, após quase 125 anos, será transferida para outro local da cidade.

Fonte: Museu Ferroviário

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI