202101221210

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Pesquisa aponta queda na qualidade de vida em Jaú

Por: JACQUELINE GASPAROTTO CELESTINO

25/03/2009

O último levantamento do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), feito a cada dois anos pela Fundação Seade, mostra queda na qualidade de vida da população de Jaú(SP).

Entre 2000 e 2004, a cidade fazia parte do grupo 1, em que estão as localidades com melhores índices na economia, educação e longevidade. Em 2006, ano do último estudo, Jaú passou para o grupo 3.O pior desempenho apurado foi no setor econômico que teve retração de cinco pontos desde 2000.

Para o economista César Roberto Delfino Campos, falta um projeto regional para melhorar as finanças dos municípios e uma política integrada para desenvolver a região.“Os prefeitos deveriam ampliar esforços em busca de investimentos que tragam benefícios para todas as cidades, homogeneizando políticas de desenvolvimento econômico e social”, diz.

A Longevidade do Município foi outro fator desfavorável na pesquisa realizada em 2006.Jaú ficou com o índice 72, considerado médio, depois de ter atingido as avaliações 77 (alta) em 2002 e 74 (alta) em 2004. Houve decréscimo sucessivo em seis anos.

O presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Jaú e região, Décio Grizzo, acredita que o baixo desempenho econômico da cidade contribuiu para que o índice de longevidade não seja melhor. “Conheço muitos aposentados que de uns anos para cá passaram a ter de ajudar os filhos e netos, passaram a ter de usar suas aposentadorias para pagar as despesas da família. A falta de empregos, de salários melhores, está forçando isso”,observa.

Para Grizzo, com menos dinheiro das aposentadorias, que ele considera baixas, as pessoas mais idosas ficam sem condições de viajar, de manter passatempos e de participar de atividades prazerosas que poderiam garantir uma sobrevida maior.

O IPRS de Jaú em 2006 só obteve melhora no quesito educação. Passou para o índice 75 (alto), depois de ter classificação 60 (baixa) em 2004 e 57 (baixa) em 2002. O secretario de Educação do Município, Luis Carlos de Campos Prado Júnior, avalia que ações pontuais que eram realizadas até o fim do ano passado pela prefeitura podem ter contribuído para a melhora.“A educação não pode ser apenas o bê-á-bâ. É uma questão de cidadania. As escolas, as Secretarias de Educação, têm de construir cidadãos. Estamos implantando para toda a rede um projeto com palestras a respeito da prevenção à saúde, educação ambiental e nutricional e também a inclusão das pessoas com necessidades especiais”, declara.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI