[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

Em vista das melhorias que estão sendo realizadas na portaria principal da Unidade I da Uniara, alunos, interessados e colaboradores devem utilizar a entrada localizada na Rua Voluntários da Pátria, 1309 (Rua 5).

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Associação combate o câncer em Matão

Por: EVELIN THAIS DA SILVA

11/03/2009

A Associação Paulista Feminina de Combate ao Câncer (APFCC) de Matão (SP) atende, atualmente, cerca de 210 pacientes entre crianças e adultos carentes, que ao fazerem seus cadastros recebem a visita de uma assistente social em suas casas, para serem analisadas as reais necessidades de cada paciente.

Essas pessoas recebem ajuda com o fornecimento de leite, medicamentos, fraudões, mantimentos, oxigênio para os que estão em estado terminal, prótese para mulheres, perucas e assistência com psicólogos.

Hoje com 13 anos de existência, a Associação é mantida através de voluntários que disponibilizam parte de seu tempo para se dedicarem aos que dependem de ajuda, que de porta em porta correm com grande esforço para garantir que todos os meses, cada paciente tenha o mínimo de conforto. Mas, a realização de eventos, rifas, recebimento de carnês e campanhas feitas por escolas e outras entidades, também ajuda a manter a Associação.

A cada três meses a Comissão de Estudantes de Matão, a COESMA, doa para a Associação algumas caixas de leite adquiridas pela troca de careteirinhas aos estudantes que utilizam o transporte intermunicipal.A Associação chega a consumir cerca de três mil litros de leite por mês.

Outros gastos mensais envolvem 120 fraudões, 100 latas de sustagem e nutrem, 40 latas de farinha láctea, mussilon e neston e 90 cestas básicas sendo que 45 são garantidas todos os meses pela prefeitura. Porém, estes números não são alcançados com exatidão, todos os meses, por isso toda ajuda é sempre de grande importância já que estas colaborações não são fixas.

Segundo Cilene Vesson Massucata, voluntária e uma das diretoras da Associação, esta entidade é muito importante para os pacientes, pois todos eles são pessoas carentes que necessitam de colaborações, já que principalmente no estado em que não existe mais a cura da doença os gastos são bem maiores e muitas famílias não tem a condição de estar arcando com os mesmos.

De acordo com a voluntárias Santa Zebina Begatti Martins,os hospitais que oferecem tratamentos para o câncer como o de Barretos (SP) cuidam dessas pessoas com toda assistência sem que elas tenham que pagar nada por isto e em Matão com o esforço de todos, elas conseguem fazer com que mensalmente os pacientes tenham o necessário.

Para ela e para Cilene, ajuda importante também refere-se a questão psicológica de cada paciente e, por isto, os psicólogos ajudam muito durante este momento.

História

A Associação nasceu em 5 de julho de 1996 e foi criada por grupos de voluntários, que ao se sensibilizarem com portadores da doença, decidiram fundar esta Associação para colaborar com doações aos que necessitam de ajuda.

Inicialmente, a sede era situada em uma loja de artigos para presentes, quando no ano de 2000 o prefeito que exercia o cargo, Jayme Gimenez, fez a doação de um terreno, que através de bingos, leilões e doações da população permitiu a construção de um prédio próprio para a entidade, que ganhou o nome de "Casa João Féchio", que foi um dos grandes colaboradores deste projeto, mas que faleceu de câncer antes da casa ser construída.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3382 2020.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/