Ageuniara

Déficit de arborização urbana mobiliza São Carlos

Por: RENATA CRISTINA BERTOLDI

25/03/2009

São Carlos(SP), até 1908, era denominada São Carlos do Pinhal, em razão do grande número de árvores araucárias que cobriam 5% do território da cidade. Hoje, no entanto, a cidade depara-se com uma incoerência: a escassa arborização urbana.

O termo arborização urbana designa o conjunto de árvores que estão presentes nas ruas, avenidas, praças e parques públicos de uma cidade. A arborização de São Carlos mostra deficiência, comparada a de outras cidades brasileiras, como Maringá(PR)ou até mesmo a cidades da região, como Araraquara(SP). A paisagem árida é notória, principalmente, na área central da cidade.

Para tentar diminuir esse problema, a prefeitura desenvolve, desde janeiro de 2001, o Programa “Plantando o Futuro”. Este programa prevê a recuperação de matas ciliares e de fragmentos de vegetação natural do município. Equipes de jardinagem e arborização recuperam praças, jardins e áreas verdes públicas da cidade.

O Horto Florestal Municipal “Navarro de Andrade” destaca-se como o componente principal do Programa “Plantando o Futuro”. Sua função é fornecer espécies ornamentais e de arborização urbana para as equipes de paisagismo da prefeitura, responsáveis pelo Programa.

Além disso, a cidade conta com a Associação para Proteção Ambiental de São Carlos, a APASC, uma organização não governamental, sem fins lucrativos e de defesa do meio ambiente na cidade. “O objetivo principal da APASC é o incentivo à proteção ambiental em São Carlos e dentro disso, lutar pela preservação de ecossistemas da cidade”, afirma o fundador da ONG, Bernardo Arantes do Nascimento.

Escolas particulares da cidade também promovem campanhas de educação ambiental. Os alunos, além de receberem aulas sobre a importância da arborização, aprendem, na prática, a plantar uma árvore urbana e a cuidar dela. “Eu gostei de mexer na terra e plantar a muda. Acho que ela vai crescer bonita”, diz o aluno da 5ª série, Guilherme Romano.

As áreas verdes são de vital importância para o meio ambiente em uma cidade. A arborização das vias é um recurso que auxilia na melhoria da qualidade de vida, pois influencia na saúde física e mental dos indivíduos. “Com o plantio de árvores urbanas, a qualidade do ar melhora, há diminuição dos níveis de poluição, além, é claro, de embelezar a cidade”, explica a engenheira florestal, Thaís Millani.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/