[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

Em vista das melhorias que estão sendo realizadas na portaria principal da Unidade I da Uniara, alunos, interessados e colaboradores devem utilizar a entrada localizada na Rua Voluntários da Pátria, 1309 (Rua 5).

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Alunos do Programa Brasil Alfabetizado terão uma hora a mais de aula

Por: ANDREZA GOMES BATISTA

28/11/2008

Alunos que participam ou que vão participar do Programa Brasil Alfabetizado, em Matão, passarão a receber uma hora a mais de aulas. O programa tem duração de oito meses e as aulas eram ministradas por duas horas. Em 2009 os alunos terão três horas de aulas, de segunda a quinta-feira.

Segundo Elisabete Laureano Horácio, coordenadora do programa Brasil Alfabetizado, o objetivo é oferecer mais tempo para os alunos se dedicarem e para os professores ensinarem. “A educação é um direito de todos. E é também a base para a construção de um país com justiça e inclusão social", enfatiza Elisabete.

As aulas são ministradas em quinze bairros da cidade. O programa oferece ensino fundamental de 1ª à 4ª série. Após participarem do programa, a Prefeitura de Matão estimula a continuidade dos estudos com o ingresso em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) que oferece ensino fundamental de 5ª à 8ª série.

De acordo com Alexandre Martins de Freitas, Secretário da Educação, os educadores que irão ministrar as aulas nos núcleos de alfabetização participaram de formação inicial. O objetivo foi proporcionar orientações aos educadores para a implementação de práticas pedagógicas conectadas às necessidades e especificidades desses jovens e adultos.

A oreparação dos professores é contínua. Todas as sextas-feiras participam do HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo) realizado na Secretaria Municipal de Educação. “Esses encontros fornecem subsídios para uma reflexão da prática em sala de aula, além de incentivar a troca de experiência entre os educadores”, explicou de Freitas.

Maria Alves da Silva, aluna do Programa Brasil Alfabetizado, afirma que o programa trouxe muitos benefícios para ela. “Não tive oportunidade de estudar quando era jovem; hoje, com 53 anos, sei ler e escrever graças ao Brasil Alfabetizado”, disse Maria Alves da Silva.

O programa Brasil Alfabetizado abriu inscrições para os jovens e adultos com 18 anos ou mais que não tiveram a oportunidade de freqüentar a escola na idade regular. Os interessados em participar do programa devem procurar a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, situada na Avenida Rincão, 598, no Jardim Buscardi, ou o núcleo mais próximo de sua residência. Mais informações: 3394-2597 ou 3384-7983.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/