Ageuniara

Exercícios praticados em exageros podem provocar lesões

Por: MARCIANO APARECIDO DA SILVA

26/11/2008

No verão aumenta o movimento nas academias.São pessoas em busca do corpo perfeito, porém algumas têm pressa para obter o resultado desejado e, com isso, exageram na dose, situação que pode causar uma série de problemas à saúde.

Para as pessoas que não fazem exercício e decidem começar uma atividade física, ou as que já praticam alguma atividade, mas resolvem intensificar o ritmo, um alerta: é importante passar por uma avaliação física antes de qualquer alteração.

Os especialistas orientam que o período necessário de adaptação é de duas a três semanas, com uma hora de atividade por dia e ir aumentando aos poucos esse tempo. Os resultados começam a aparecer após 90 dias de treino.

O estudante Mateus Guideli,22, que está acima do peso, tem pegado pesado nas atividades físicas. Ele intensificou os exercícios na academia porque quer perder pelo menos 15 quilos. Apesar de ter consciência de que pode se lesionar, Guideli explica que gostaria de perder peso rapidamente e definir o abdômen.

O que muita gente não sabe, ou esquece, é que a busca exagerada pela forma, pode prejudicar a saúde. O professor de fisiologista Cássio Mascarenhas, explica que a pessoa pode sofrer lesões musculares e até em seu sistema imunológico, ficando mais sensível a viroses, infecções e resfriados.

Ainda, segundo o professor, o segredo é encarar o exercício não só como estética, mas também como uma forma de garantir a saúde."Praticar atividade física apenas no verão pode dificultar o emagrecimento",diz.

O fisioterapeuta da Universidade Federal de São Carlos, Rodrigo Marchi, passa algumas orientações para não se lesionar.“Para quem está iniciando a atividade física, é importante que não se apresse para ter resultados.A primeira recomendação para a pessoa que vai fazer atividade física é para ela realizar a atividade em forma contínua, não comece o exercício hoje, por exemplo, achando que os resultados já vão aparecer do dia para noite”,orienta.

Exercícios em exageros podem provocar alterações em nosso corpo, os principais sintomas são: aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, a insônia, a irritabilidade e queda do sistema imunológico.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/