[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Rádio Uniara FM 100,1 está temporariamente fora do ar para ajustes técnicos.

Em breve, toda a programação da rádio estará normalizada. Agradecemos a compreensão de todos os nossos ouvintes

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Médico destaca a importância da acupuntura

Por: ELIS MARINA DE FARIAS CAMPOS

06/11/2008

A acupuntura é uma medicina tradcional chinesa muito conhecida,pois os chineses também usam ventosas e a mocha, que é um bastão com uma planta chamada artemísia, onde se ascende a ponta e passa-se em áreas específicas do corpo humano. A acupuntura existe há 4.500 anos e, desde então,é usada em diversos tratamentos.

O médico acupunturista,doutor Rodolpho Telarolli Junior, de Araraquara(SP),diz que nem sempre a acupuntura foi aceita como um tratamento médico.Somente em 1995 ela foi reconhecida como uma nova especialidade médica.

Telarolli diz que existe mais de 400 pontos de acupuntura em nosso corpo,distribuído por 14 linhas chamadas de meridianos por onde circula a energia vital.

Ele explica que a acupuntura não é só usada para tratamento de dores mas,também, para alergias respiratórias e, em especial, a renite alérgica, asma,bronquite, problemas de fundo psicológico como a insônia, doenças do sistema digestivo, problemas neurológicos, doenças de pele como psoríase,as urticárias e alterações ginecológica como a cólica menstrual e a TPM.

O médico ressaltou que a acupuntura também vem sendo usada para reforçar a imunidade contra as doenças infecciosas como as gripes e resfriados, além de melhorar o estado geral dos doentes de câncer.

"Todo tipo de pessoa pode fazer a acupuntura desde que não tenha restrições", diz ele.Ele já teve como paciente mais novo, um recém-nascido de 15 dias e já atendeu pacientes com mais de 90 anos.

Para bebês o recomendado é não usar agulhas e sim a acupuntura a laser sobre pontos que apresenta bons resultados e que pode ser usado também em crianças e adultos que temem as agulhas.

“A acupuntura é uma forma natural de tratamento para quem não quer usar remédios e é muito bom”, diz Érica Oliveira Gomes Roque que já fez acupuntura, num tratamento de dois meses, para diminuir as crises de renite alérgica. Ela diz que com o tratamento as crises diminuíram e que ela melhorou muito.

As agulhas de acupuntura não podem ser reutilizadas, elas são descartáveis, sendo utilizadas uma única vez.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/