Ageuniara

ONG Fonte recebe terreno de mil metros quadrados

Por: JOSÉ CARLOS DOS SANTOS ERNESTO

21/10/2008

Depois de cinco anos atuando em um espaço alugado, a ONG Fonte receberá, ainda neste ano, um terreno de mil metros quadrados doado pela Prefeitura de Araraquara, para construir a sua nova sede. O terreno, localizado na Vila Xavier, faz parte do convênio existente desde 2003 entre à ONG e a Prefeitura.

Segundo a presidente da Fonte, Valéria Cristina de Oliveira Alves, o objetivo da organização é promover a inclusão social das classes menos favorecidas. As ações buscam facilitar o acesso da população à cultura, à educação, aos esportes e também à qualificação profissional de jovens e adultos. Cursinhos pré-vestibulares, cursos de língua estrangeira e informática são instrumentos importantes para a qualificação profissional.

“Lado a lado com os âmbitos da educação e do esporte, desde a constituição da ONG assumimos a responsabilidade de afirmação e difusão da cultura negra africana brasileira. Portanto, procuramos sempre fundir as aulas esportivas aos cursos regulares em salas de aula, à cultura e à história africana como parte integrante e indissociável do desenvolvimento geral da humanidade”, disse Valéria.

Todo recurso utilizado no custeio do projeto da ONG vem de convênios firmados com a Prefeitura de Araraquara, Secretaria Municipal de Educação, Assoc - “Associação das Oficinas Culturais do Estado de SP”, e Coordenadoria da Juventude do Estado de SP. Outros apoiadores da instituição são SEPPIR - “Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial”, Techs Provider “Acesso a internet”, AEPIR - “Assessoria Especial de Promoção da Igualdade” e da ONG Fala Preta (Capacitação em Direitos Humanos).

A ONG tem, hoje, no seu quadro de funcionários quatro coordenadores, 28 professores graduados e pós-graduados na Unesp e na Uniara e mais 40 voluntários. ”Atuamos no auxílio ao desenvolvimento individual dos participantes do projeto, na sensibilização e afirmação cultural, na construção de uma projeção profissional a partir da preparação para o ingresso à universidade e à prática esportiva que envolve concentração, sociabilidade e disciplina”, diz Fábio Pereira, coordenador administrativo da ONG.

Além do atendimento na sede da ONG, localizada no Jardim Tabapuã, a população pode contar ainda com mais três núcleos: no Centro, no Vale do Sol e no Selmi Dei. Todos esses núcleos atendem hoje, uma média de 300 alunos que participam de cursinhos pré-vestibulares.

Clara Nicola, 56 anos, é aluna do pré-vestibular da unidade da Vila Xavier. Seu objetivo é ingressar no curso de Pedagogia da Unesp. “Hoje, acredito ser uma pessoa realizada, pois além de ter uma família maravilhosa, também tenho vários amigos. Os professores e os funcionários do cursinho são maravilhosos!", conta da. Clara.

Os interessados em participar do projeto devem entrar em contato com a ONG, no horário comercial, por telefone ou pelo site www.ongfonte.com.br.

ONG FONTE

Avenida Vaz Filho, nº 2049 - Jardim Tabapuã, Fone: (16) 3339-6277. Site: www.ongfonte.com.br

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/