Ageuniara

Coleta seletiva diminui 50% da produção de resíduos de saúde em São Carlos

Por: DANIEL SILVA MONTEIRO

19/09/2008

Desde 2005 quando a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) implantou uma portaria que padronizava a coleta seletiva de resíduos de saúde, ou lixo hospitalar, houve uma queda de 50% na produção desse material na cidade de São Carlos, diminuindo de 35 para 17 toneladas a produção mensal da cidade.

Essa redução ocorreu por conta da implantação da portaria RDC 306 da ANVISA, de dezembro de 2004, que trazia uma série de especificações quanto ao manuseio, coleta e descarte dos resíduos. Além disso, começou um trabalho de conscientização em relação ao que era resíduo de saúde, junto aos hospitais, clínicas e ambulatórios da cidade.

Resíduo de saúde é todo material que contenha restos de fabricação de produtos biológicos; materiais resultantes de contato biológico ou de assistência médica; resíduos químicos e resíduos perfurocortantes (agulhas, bisturis, etc). Esse processo de reeducação trouxe benefícios para o meio-ambiente e para o município.

De acordo com Eduardo Martins, ex-coordenador do projeto de gerenciamento de resíduos de saúde de São Carlos, grande parte dos resíduos de saúde descartados nos estabelecimentos médicos ou de assistência era, na verdade, lixo comum confundido com resíduo de saúde.

“O grande problema dos estabelecimentos que produzem resíduos de saúde é o desconhecimento. Muitos acham que o papel higiênico utilizado para assoar o nariz, ou o copo descartável usado na cozinha são resíduos de saúde. Por isso acabam descartando esse material de maneira errada”, afirma Martins.

Da conscientização ocorre uma diminuição da quantidade de resíduos. “Como o tratamento desses resíduos é caro, quanto menos material, menos gasto para o município. Outro benefício é a diminuição de resíduos não reutilizáveis. O resto pode ser reciclado, o que diminui o impacto do descarte desse material no meio-ambiente”, ressalta Adriana Antunes Lopes, da Divisão de Fomento à Redução e Controle de Resíduos.

Para mais informações, acesse o site: www.anvisa.com.br

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/