[ mostrar mensagem ]
Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)
Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.
Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.
[ ocultar ]
Poesia, crônica, romance ou contos, obras de todos os gêneros têm sido publicadas a partir da iniciativa de seus próprios autores.
A produtora de moda Estéfany Alonso, após algumas respostas negativas em concursos literários, decidiu custear sua própria publicação. A escritora, que alimenta o gosto pela literatura desde os 12 anos, pagou R$ 3 mil para publicar quinhentas cópias do livro “Lembranças”, uma coletânea de dez contos.
A autora afirma que o mais complicado para o novo escritor brasileiro é ser reconhecido e chegar a uma das grandes satisfações do processo literário: “a publicação de um livro e a divulgação de sua obra no mercado editorial”.
Estéfany vendeu seu livro entre os amigos e familiares. Com o apoio de todos conseguiu recuperar seu investimento. “É muito importante ter uma teia de amigos e familiares dispostos a incentivar nosso trabalho quando se decide pela auto-edição”, diz a autora.
João Scortecci, diretor-presidente do grupo editorial Scortecci, diz que “muitos publicam apenas pelo sonho. Porém, é preciso ter uma análise prévia para não virar tudo um pesadelo".
Scortecci esclarece como se faz a avaliação para publicar um livro de maneira individual e financiada com recursos próprios: “Fazemos uma entrevista com o autor, quando analisamos se ele tem potencial para vender muito; posteriormente checamos o número de familiares e o tamanho da empresa onde trabalha, se tem convívio social, conhece bastante gente, cidade onde mora e se tem vida escolar. Esse contexto pode determinar as vendas".
O caminho trilhado por Stéfany em suas “Lembranças” não é o recomendado pela maioria das empresas que tem prestado este tipo de trabalho. Especialistas no assunto dizem que começar por antologia de autores é o mais indicado, pois assim não se corre o risco sozinho e os gastos editoriais são divididos por todos.
Em Araraquara, o Sr. Dario Gonçalves da Silva, 88 anos, autor de “Crônicas da Terra”, tem publicado suas obras há alguns anos e afirma estar finalizando mais um trabalho para este ano.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI