[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Rádio Uniara FM 100,1 está temporariamente fora do ar para ajustes técnicos.

Em breve, toda a programação da rádio estará normalizada. Agradecemos a compreensão de todos os nossos ouvintes

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Medicina da UFSCar é destaque no ENADE e entra para história

Por: MARA FLAVIA SOUZA ARAUJO

20/08/2008

De acordo com o Exame de Desempenho dos Estudantes do Ministério da Educação(ENADE),o curso de Medicina da Universidade Federal de São Carlos(UFSCar)atingiu a segunda colocação do país e foi considerado o melhor entre os avaliados no Estado de São Paulo.

O Exame é referente ao ano de 2007 e inclui os ingressantes dos cursos de Medicina de todo o país, e engloba aproximadamente 180 escolas. O ENADE, além de avaliar os alunos ingressantes no curso, também avalia os que estão concluindo, o que não inclui a UFSCAR, pois sua 1ª turma está no 3º ano.

Os futuros médicos da UFSCAR, foram superiores na avaliação de formação geral, que inclui o grau de conhecimentos gerais e formação específica. A média geral da UFSCar foi de 52,9, ficando atrás somente da Escola Superior de Ciências e Saúde de Brasília(DF), que atingiu a nota de 53,6.

A coordenadora do curso de Medicina da UFSCAR, Valéria Lima,relata que o desempenho atingido se deu por dois motivos:"Primeiramente o alto grau de preparação do ensino médio, pois a turma disputou o vestibular mais concorrido da história do país.E o segundo motivo foi o pioneirismo do curso da UFSCAR",destacou.

A coordenadora ainda ressalta que os alunos se destacaram na avaliação especifica, porque já começam a trabalhar com casos clínicos desde o inicio do curso, diferentemente dos cursos tradicionais, onde se começa a partir do 3º ano.

A estudante do curso de Medicina da UFSCar,Marília Gabriela Araújo Braga, de 19 anos, conta que foi com honra que a turma toda recebeu a notícia, sem contar as emoção de muitos de seus colegas de turma. Ela lembra que muitos acharam que não iriam dar certo o curso e, no entanto, saiu como o segundo mais privilegiado.

Para Celso Luis Pedrino presidente da Sociedade de Apoio e Desenvolvimento de Serviços e Saúde(SAHUDES) ”é uma honra gerenciar um hospital escola que é suporte para o segundo melhor curso de Medicina do país e o primeiro do estado,além de trazer uma grande força para o hospital se tornar público e de grande qualidade para nossa cidade”.

Em São Carlos há uma expectativa para o término do segundo módulo do Hospital Escola para que a saúde da cidade fique ainda melhor e os estudantes saiam formados como médicos que farão a diferença no futuro.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/