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Filosofia e Sociologia são obrigatórias no ensino médio

Por: FLÁVIA SERRANO CAYRES

25/06/2008

O presidente da República, em exercício, José Alencar sancionou, no dia 2 de junho, a lei que torna obrigatório o ensino das disciplinas de Sociologia e Filosofia nos três anos do ensino médio em escolas públicas e privadas.

O artigo 36 da Lei de Diretrizes da Educação (LDB) nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996 foi alterado com esta obrigatoriedade.

Entre os anos de 1964 e 1985 ambas as disciplinas, deixaram de integrar a grade curricular, por decisão do regime militar que governou o país.Porém,algumas escolas optaram pela continuação do ensino de Sociologia. Já o ensino de Filosofia nunca foi exigido antes.

De acordo com a socióloga e docente do Centro Universitário de Araraquara-Uniara,Andrea Túbero Silva, a Sociologia exerce um papel fundamental para a compreensão da realidade do aluno, para que este, aprenda o discernimento das situações de seu cotidiano, porém é preciso cautela."A disciplina auxilia a formação intelectual do aluno e no entendimento dos porquês mas, é necessário saber transmitir os fundamentos sociológicos ao estudante”, enfatiza a docente.

Apesar da obrigatoriedade imediata, não há prazo para as secretarias estaduais se adequarem a lei e nem estimativa de impacto financeiro ou a capacitação de professores.

Para a docente de Filosofia da Uniara,Iride Valdemarin Tognalli, a disciplina deve ser ministrada de forma adequada."Ela exige um trabalho de conscientização e de desenvolvimento do raciocínio crítico do aluno",diz.

Para a professora, é importante que se tenha uma programação curricular adequada para ser passada corretamente aos alunos.

"A Filosofia causa espanto em muita gente.Para boa parte das pessoas, trata-se de assunto especializado e, por isso, desinteressante.Juntamente com a recusa ao conhecimento da Filosofia, de seus mecanismos e história, recusa-se também a atitude filosófica, contrariando uma verdade nem sempre levada a sério: jamais se delega a função de pensar",enfatiza Iride.

Segundo ela, a função da Filosfia no ensino médio, seria justamente levar ao aluno o exercício de pensar, provocar inquietações diante da vida; abrir perspectivas que despertem o gosto pela Filosofia."Caminho que conduzirá o jovem na tomada de consciência de sua ingenuidade no que se refere à compreensão da vida, até o fascinio da contemplação da verdade, que sempre desinstala, compromete e desafia, ou seja, a formação de um pensamento coerente, crítico e organizado",finaliza.



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