Ageuniara

Consumidores recebem o projeto da Nota Fiscal Paulista

Por: ANA PAULA DOS SANTOS

18/06/2008

O Programa de Estímulo à Cidadania Fiscal do Governo do Estado de São Paulo criou e instituiu a lei que implantou o projeto da Nota Fiscal Paulista a partir de 1° de outubro 2007. Em maio de 2008, o projeto chegou às redes de hipermercados, supermercados e mercearias em geral.

Conforme o calendário de adesão da Secretaria Estadual da Fazenda, os restaurantes, bares, lanchonetes e padarias foram os primeiros obrigados a instalar o programa.

O projeto que,agora, está mais próximo dos consumidores envolve os estabelecimentos que a população tem acesso com maior freqüência.

Em Araraquara(SP),por exemplo, as opiniões sobre o assunto estão divididas, mas muitos consumidores se queixam da falta de informação sobre o projeto e não acreditam que o mesmo trará um beneficio considerável ao consumidor.Por isso, preferem não aderir ao projeto até que possam ver resultados concretos.

Mas, há outra parcela de consumidores que faz questão de exigir seu direito.É o caso de Nivânia Ferreira que trabalha no comércio de Araraquara e relata que sempre que faz compras pede a Nota Fiscal Paulista."Não me custa nada, acho que só terei a ganhar com o programa",comenta.

Para o presidente do Sindicato dos Bares, Hotéis, Restaurantes e Similares de Araraquara (Sinhores),José Carlos Cardozo,há um desinteresse geral por parte dos consumidores.

Segundo ele, como os estabelecimentos são obrigados a se adaptar, praticamente todos estão aptos para emitir o cupom fiscal, seja eletrônico ou manual.“Os consumidores também não fazem questão da nota fiscal,porque têm dúvidas em relação ao sistema e não sabem ao certo como será o retorno”, afirma Cardozo.

Mais informações sobre o projeto Nota Fiscal Paulista podem ser obtidas pelo site : www.nfp.fazenda.sp.gov.br.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/