Ageuniara

Corredor ecológico tem bons resultados em menos de um ano

Por: PAULO CELSO CHIARI

18/06/2008

O projeto cinturão verde desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA-CPPSE), localizada na fazenda Canchin,em São Carlos(SP) há mais de um ano, começa a ter bons resultados.

O trabalho consiste em preservar a natureza e dar segurança aos animais silvestres que vivem na mata.A área de pastagem foi transformada em floresta e, agora, serve de ligação entre dois trechos de mata Atlântica.

O corredor tem 650 metros de comprimento e 100 de largura e as áreas plantadas estão com mais de dois metros de altura, são mais de 10 mil espécies de nativas como: aroeira, amendoim, embaúba e o capixinqgui. A intenção é dar vida ao lugar e aumentar a variedade genética.

"Você põe esses animais em contato, a hora que eles fazem esse trânsito, carregam sementes de plantas e tudo mais, isso fazem que as populações fiquem mais fortalecidas",diz a pesquisadora da Embrapa, Maria Luiza Nicodemo.

As árvores cobriram o chão e formaram uma passarela para os animais que hoje circulam com mais tranqüilidade pela área.Eles não precisam mais atravessar a estrada em busca de comida e também não correm o risco de serem atropelados.

“Você dá condições para alguns animais que nunca atravessariam uma pastagem, porque não têm abrigo e tudo mais, então eles começam a se deslocar de um lado para o outro”,explica Maria Luiza.

O biólogo Fernando Magnani, diretor do Parque Ecológico de São Carlos, diz que o corredor é um excelente projeto e que além de preservar a natureza contribui para a reprodução de animais.“Essa iniciativa é vista como uma das mais importantes dos últimos anos no que diz respeito a política ambiental do país.Apesar de serem projetos de longo prazo entre oito e dez anos, aqui está um exemplo de que os resultados podem surgir mais cedo”,destaca.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/