Ageuniara

IBIM lança programa de incentivo à leitura em Araraquara

Por: MARCOS EMMANUEL MAIA DE OLIVEIRA

18/06/2008

O Instituto Brasileiro de Incentivo ao Mérito (IBIM) lançou, em Araraquara, o programa “Eu Mereço Sucesso”, um projeto de incentivo à cultura. O programa é de iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, financiado com parte do ICMS devido por empresas que participam como patrocinadoras.

Adriana Xavier, representante da IBIM, explica que em Araraquara o projeto é de incentivo à leitura por meio da utilização de tecnologia. “A idéia é mostrar para o jovem que é possível aprender brincando, ou seja, que ele também pode utilizar a Internet para poder desenvolver o gosto pela leitura e chegar, talvez, no livro pela primeira vez e, a partir daí, criar um hábito de leitura”.

O lançamento do programa em Araraquara ocorreu no teatro Municipal. Adriana Xavier explica que “no caso, a Lupo escolheu a cidade de Araraquara para que desenvolvêssemos o programa aqui". “Eu Mereço Sucesso” acontece também nas cidades de São Paulo, Pontal do Paranapanema, dentre outras.

Durante o lançamento do programa, o idealizador do projeto, Henrique Flory, fez palestra de motivação explicando passo a passo o significado do projeto e como ele funciona. "´Eu mereço Sucesso´ mostra que não importa a classe social, a pessoa pode chegar lá”; disse ele.

O projeto chega às escolas em várias fases. “Primeiro nós realizamos uma doação de livros para as escolas participantes. Em Araraquara serão doados 6 mil livros. É feito o lançamento, para que os alunos entendam como funciona o programa que acontece por meio de gincanas virtuais no site do Ibim", acrescentou Flory.

No primeiro momento, o projeto começou com 16 escolas estaduais da cidade com turmas de 5ª série até o 3º colegial. Num segundo momento o projeto alcançará as escolas municipais. A intenção é que o projeto seja sustentável, que continue. “Por isso é que vamos nas escolas para que os professores também utilizem a metodologia e se apropriem do programa", completa Adriana Xavier. A apresentação do projeto “Eu mereço Sucesso” prossegue nessa semana para outras escolas, no Teatro Municipal.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/