Ageuniara

Bocaina se prepara para receber dez mil visitantes

Por: RAFAEL DA SILVA PELOSO

16/06/2008

A Festa de São João Batista em Bocaina é comemorada desde o final do século 19. Atualmente é o maior evento da cidade e a maior festa em louvor ao santo na região. Neste ano, a Festa de São João Batista terá início dia 21 de junho e se encerrará dia 13 de julho. Porém, o ápice da festa é o dia 23, data em que os devotos passam pelas brasas da fogueira de São João. A Noite da Fogueira, como é chamada, atraí cerca de dez mil visitantes anualmente a Bocaina.

O evento é organizado pela Comissão Paroquial Organizadora e pela Prefeitura. A Comissão Paroquial é formada por membros da paróquia e é aberta a qualquer pessoa que queira participar. Ela é responsável pelo bar da festa, além de fazer o contato com o parque de diversões e negociar a venda de espaços para as barracas alimentícias e de artesanato que queiram permanecer em Bocaina durante a festa. A Prefeitura cuida da decoração e organiza os eventos externos, como shows e danças típicas.

Para receber dez mil visitantes o policiamento é reforçado. Segundo o Sargento Mello, do 2º Agrupamento Militar de Bocaina, o fluxo de visitantes não traz nenhum transtorno. “Essa é a minha quarta Noite da Fogueira em Bocaina e nunca houve nenhum registro de furto nem de brigas”, relata o sargento.

A sinalização de trânsito da cidade será melhorada e no dia 23 as ruas próximas ao evento estarão livres para estacionar nas duas mãos. “O fato dos visitantes não conhecerem a cidade dificulta um pouco, mas nós montamos uma ampla estrutura de sinalização e disponibilizamos vários estacionamentos”, diz Estevan Cordeiro de Souza, responsável pelo Centro Operacional de Trânsito de Bocaina.

Os lucros da Festa de São João de Bocaina são destinados à Igreja Católica do município. “A festa é importante por dois motivos: manter a tradição e arrecadar fundos para as comunidades que não são capazes de se sustentarem”, explica Aparecido Antônio Bergamasco, coordenador da Comissão Paroquial Organizadora.

A festa acontece no largo da Igreja Matriz de Bocaina, de 21 de junho a 13 de julho. Em todas as noites de sábado e tardes de domingo serão realizados shows na praça. E todo domingo o bar da festa servirá almoço. Para o encerramento haverá uma missa e logo após a subida no pau-de-sebo.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/