[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Rádio Uniara FM 100,1 está temporariamente fora do ar para ajustes técnicos.

Em breve, toda a programação da rádio estará normalizada. Agradecemos a compreensão de todos os nossos ouvintes

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

TV Educativa de São Carlos estréia novo programa

Por: CASSIO VINICIUS VICTORINO DE PAULA

10/06/2008

No dia 26 de maio a TV Educativa de São Carlos(SP) estreou o programa Convergência. O quadro tem caráter jornalístico e discute diferentes assuntos de interesse da cidade de São Carlos.

O programa é apresentado pelo jornalista e superintendente da TVE São Carlos, Marcos Schmidt. O Convergência apresenta temas inéditos todas as segundas-feiras, com duração de trinta minutos.

A TV Educativa de São Carlos entrou no ar pela primeira vez no dia 5 de novembro de 2006. No inicio a emissora apenas repetia a programação da antiga TVE do Rio de Janeiro, que hoje leva o nome de TV Brasil devido à fusão da Rádiobras com a TV Nacional, ambos veículos nacionais e públicos.

No dia 2 de julho de 2007, a TVE São Carlos colocou no ar a primeira hora de programação local. Hoje, quase um ano depois, a emissora estreou o novo programa.

A grade de programação da TVE São Carlos tem o intuito de levar ao cidadão um conteúdo diferenciado de uma TV comercial. O objetivo é mostrar a cidade para a cidade, sem restrições de local.

A TVE de São Carlos é mantida pela prefeitura, através da FESC (Fundação Educacional São Carlos) detentora da concessão. Segundo Marcos Schmidt, superintendente Executivo da TVE São Carlos, o orçamento anual é de R$ 150 mil.

Marcos afirma que a TV Educativa traz benefícios para a cidade. “Os benefícios são vários, entre eles a possibilidade da cidade conhecer o que é desenvolvido no campo da educação, cultura, ciência, pesquisa, tecnologia e cidadania", diz.

Por ser uma TV pública, aberta, Schimdt afirma que pode mostrar para a população aquilo que, muitas vezes, ela desconhece. "Algumas de nossas reportagens têm sido veiculadas em nível nacional na TV Brasil, através do telejornal Repórter Brasil, o que amplia o leque de visibilidade da cidade", informa.

O superintendente da TVE de São Carlos chama a atenção para a abertura do mercado aos produtores locais de audiovisual, pois a emissora pretende veicular produções independentes.

Programação

A TV Educativa de São Carlos opera no canal 48 UHF e pelo canal 11 da Net, TV por assinatura, com uma hora diária de programação:

Informativo TVE São Carlos, que tem a função de informar ao telespectador o que acontece na cidade com foco em educação, cultura, ciência, pesquisa e cidadania. O informativo TVE tem duração diária de doze minutos em média.

Curta São Carlos, espaço para veiculação de curtas-metragem desenvolvidos em São Carlos por produtores independentes e doados à TVE.

SESCTV aborda vários programas feitos pela SESCTV, a partir de um convenio entre as emissoras.

TVE Esporte, programa esportivo reservado às atividades realizadas em São Carlos.

Memórias, programa organizado pela Fundação Pró-Memória, que resgata imagens antigas da cidade, desde prédios até as avenidas.

Grandes Cidadãs, com um estilo programete, grandes cidadãs mostram o conjunto de árvores protegidas pelo município revelando seus nomes e espaços, que formam patrimônio histórico da cidade.

Independente, espaço destinado a exibições independentes da região de São Carlos. Neste programa já foram exibidos três TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) do curso de jornalismo da UNIARA: Rádio São Carlos, Redescobrindo Macunaíma e Amadores do Palco.

O programa Convergência que entrou para a grade no dia 26 de maio deste ano, completa a grade local.

A programação local é veiculada de segunda a sexta-feira, das 19h30 às 20h30 e mais uma hora nas terças e quintas-feiras, das 12h às 13h.

A TVE São Carlos tem um quadro de oito funcionários efetivos, comissionados na prefeitura, além de um estagiário de Jornalismo da Uniara (Universidade de Araraquara) e mais dois estagiários de Imagem e Som da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e uma jornalista voluntária, sem custos para a TV.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/