[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Rádio Uniara FM 100,1 está temporariamente fora do ar para ajustes técnicos.

Em breve, toda a programação da rádio estará normalizada. Agradecemos a compreensão de todos os nossos ouvintes

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Lei proíbe uso de celulares em escolas da rede pública

Por: MARCIANO APARECIDO DA SILVA

14/05/2008

A Assembléia Legislativa aprovou no dia 28/8/2007, o projeto de lei nº 132/07, de autoria do Deputado Orlando Morando (PSDB), que proíbe o uso de aparelhos celulares durante o horário de aula nas escolas estaduais.

O projeto tem como objetivo assegurar a essência do ambiente escolar, já que o aluno deve estar direcionado aos estudos, a fixação do aprendizado, sem que nada possa desviá-lo.

O estudante Amauri Ferreira, conta que durante a aula não resiste à tentação de usar o aparelho. “Brinco um pouquinho, né. Jogo um pouquinho, mando umas mensagens, só para distrair”, completa o estudante.

Em sala de aula o principal concorrente do professor ganha mais atenção do que as matérias. Para o estudante Caio César Cotrin, o uso do aparelho atrapalha o professor na hora da explicação e os alunos também, que acabam não prestando atenção na matéria.

As reclamações se estendem e, segundo os professores, os alunos utilizam o celular para práticas que não pertencem ao meio escolar, se distraem e se divertem com os jogos do aparelho, gravam conteúdos de provas (colas), entre outras ações.

Segundo o professor José Carlos Martinez, fazer os alunos cumprirem a lei está cada vez mais difícil. “No início do ano letivo resgatamos a importância do ambiente da sala de aula, o professor tem mais esse desafio, o de controlar o ambiente em sala de aula”, explica Martinez.

Estudos comprovam que o uso de celular compromete o desenvolvimento e a concentração dos alunos. Para psicopedagoga Maria Luiza Medalha, o uso do celular pode causar prejuízo no aprendizado e os pais devem ajudar neste controle. “É necessário que o pai nos ajude, porque o pai falando em casa, colocando limite, a escola só vai intermediar”.

Outro ponto que interfere o aprendizado é o exibicionismo."O celular é considerado objeto de status entre os alunos", completa Maria Luiza.

O uso do celular durante o horário de aula é proibido nas escolas estaduais e cada unidade de ensino pode adotar medidas diferentes para punir ou orientar os estudantes. Apesar do trabalho de conscientização das direções das escolas, pelo menos trinta alunos são advertidos todos os dias por utilizarem o aparelho celular no ambiente escolar.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/