Ageuniara

Rincão conquista bicampeonato de handebol feminino

Por: FERNANDO SCHIMIDT PEREIRA

07/05/2008

Equipe de Handebol feminina da cidade de Rincão(SP) conquistou o bicampeonato no Jocoara, em Araraquara.

O campeonato, realizado pela Fundesporte, ocorreu entre os meses de abril e maio. Dezoito escolas concorreram na modalidade em que a equipe de Rincão obteve o título.

O time treinado pela professora de Educação Física e jogadora de handebol, Carolina Rachel dos Santos, de 26 anos, foi formado em 2005. Desde então, a equipe foi campeã dos Jogos Colegiais de Araraquara (JOCOARA) em 2007, Torneio de Handebol do Sesi (2007) e do Jocoara em 2008.

A professora conta que o projeto iniciou-se em uma escola particular onde leciona. Depois se estendeu a toda comunidade a partir da vinculação da iniciativa à Secretaria de Esportes do Município.

A equipe é formada por 40 adolescentes, entre 12 e 18 anos. “A integração entre as jovens do município é muito importante e reforça os intuitos do projeto: cooperação e respeito à diversidade”, diz Carolina Rachel.

A prática do esporte também tem sido responsável pelo destaque de alguns talentos individuais. Isabela Mello Rapatão recebeu a medalha de melhor jogadora e Laís Tedde melhor goleira no torneio do Sesi em 2007. Ambas, agora, também treinam em times de Araraquara a convite da comissão técnica da Fundesporte.

Carolina acredita no potencial de seu time e tem convicção que algumas de suas jogadoras podem chegar à Seleção Brasileira. Porém, faz questão de destacar que o objetivo principal não é este, mas sim o aprendizado e as oportunidades que o esporte traz.

Laís Tedde confirma as expectativas da treinadora: “Mesmo que não jogue profissionalmente levarei este aprendizado para a vida toda. Com o esporte você aprende a perder e a saber ganhar. É necessário respeito e interação à equipe.”

O time participa no mês de maio dos Jogos da Juventude, campeonato do Governo do Estado.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/